Os indicadores são utilizados para medir determinado desempenho dentro dos processos que envolvem a gestão da empresa. É uma informação quantitativa ou qualitativa estabelecida para um produto, um serviço ou um processo. Estes processos incluem a relação com os fornecedores, as atividades internas da empresa e o relacionamento com os clientes. Os indicadores devem ser utilizados pelo empresário para identificar prioridades para atuação e tomar decisões baseadas em dados e fatos concretos.
Para descrever um indicador, o empresário deve saber qual a finalidade que o índice atenderá, além de construí-lo de acordo com os objetivos da empresa. Com base nessa construção, é necessário estabelecer a meta cuja função é determinar o nível de desempenho esperado, saber qual a frequência que a medida será realizada, o responsável e a fonte dos dados.
O importante é não exagerar na quantidade de indicadores. Por exemplo, nos processos internos, um indicador considerado fundamental para a empresa é o índice de Lucratividade. No âmbito do relacionamento com o cliente, crie um indicador de satisfação para as melhorias do atendimento. Os processos de medição devem ser incorporados à rotina da empresa, os envolvidos devem entender o significado do indicador que, por sua vez, deve estar ligado aos objetivos estratégicos da empresa.
A meta deve estabelecer o objetivo que a empresa pretende alcançar e o prazo, com processos claros de medição através dos indicadores. Caso as metas sejam intangíveis ou muito difíceis de atingir, podem provocar o não envolvimento da equipe, portanto, elas devem ser ambiciosas, mas realistas e factíveis.
Utilize processos simples para a construção dos indicadores. Caso o processo de medição seja mais custoso que o benefício gerado pela medida, faça uma revisão da construção desse indicador. Caso não tenha indicadores na sua empresa, construa o primeiro da maneira mais simples possível para validar os processos de entrada e saída das informações e os seus benefícios para a tomada de decisão.
Leonardo Tegg, consultor de Finanças do Escritório Regional do Sebrae-
SP no Alto Tietê