As empresas de telefonia lideram o ranking de reclamações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Alto Tietê, com 531 queixas apenas nos últimos dois meses. A Vivo e a Claro são as companhias que causaram mais problemas aos consumidores, segundo dados divulgados no site da instituição.
A cobrança abusiva ou indevida e o não cumprimento de contrato são os principais motivos que levaram os clientes dessas operadoras a procurarem seus direitos.
Em Suzano e Poá, a líder de reclamações é a Vivo, com 201 casos; a Claro fica em segundo lugar, com 133 queixas. Em Mogi das Cruzes, ocorre o contrário, pois a Claro é a líder quando se trata da insatisfação dos clientes, com 113 registros, e a Vivo é a segunda, com 84.
Segundo o Procon, o índice de soluções de problemas da Vivo em Suzano chega apenas a 55,5%; já em Poá o índice é maior, com 89,2% de casos resolvidos. Já a Claro resolveu 87,8% das queixas registradas no Procon de Mogi. Em abril, a unidade mogiana multou a Vivo em R$ 8 milhões devido a falhas no sinal e as cobranças abusivas.
As agências bancárias também não escaparam. Em terceiro lugar no ranking de reclamações da região está o Itaú/Unibanco com 116 atendimentos em três Procons da região.
A maior parte das queixas também são referentes ao não cumprimento de contrato e cobranças indevidas. O índice de soluções de problemas varia de 34% a 92%.
A Sky, empresa de TV por assinatura, está entre as quatro de maior insatisfação dos consumidores, com 72 queixas nos últimos 60 dias. Em Suzano, ela é a terceira empresa que gera mais atendimentos no Procon, com um índice de solução de apenas 34,78%. Em Poá, a empresa tem 22 registros de reclamações e o índice de problemas resolvidos chegou a 79,1%. Em Mogi, a empresa aparece na 6ª posição dos últimos dois meses, com 32 queixas.
O Bradesco está entre as cinco empresas que causaram maior insatisfação dos clientes.