Um jovem talento mogiano na música clássica ganha reconhecimento internacional. Isso porque, o jovem violinista Ocimar Cássio Correa foi aprovado para participar do Festival Summer Music Academy Voksenasen, da Academia Norueguesa de Música, em Oslo (Noruega), e do Festival International Orchestra Institute Attergau, da Filarmonica de Viena, na Áustria. Os eventos, que acontecem durante este mês de agosto, receberão estudantes de diversos países, interessados no aperfeiçoamento musical.
A paixão de Correa pela música teve início na infância. "Comecei bem novo, com quatro anos de idade. O primeiro instrumento que toquei foi o piano e depois fui para o violino, que é o que gosto", conta ele. O mogiano iniciou os estudos na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) - Tom Jobim, em 2006, e hoje, cursa o 3° ciclo de violino com a professora Liliana Chiriac. Segundo o violinista, a inscrição para a escola aconteceu com o apoio da família.
Com apenas 17 anos, esta será a primeira experiência internacional de Correa. "Com as master class que fiz em 2014 com um professor norueguês, o meu interesse em cursos internacionais de música aumentou. Comecei a pesquisar na internet e criei coragem de me inscrever e mandar vídeos para a seleção", explica o jovem.
De acordo com o músico, conseguir a aprovação nos dois festivais foi uma grande surpresa. "A primeira resposta surgiu do festival na Noruega. E, em um período de três dias, recebi a aprovação na Áustria também", comemora. As expectativas são as melhores possíveis, e a animação é tão grande, que Correa espera prolongar seus estudos internacionais por mais alguns anos. "Estou prestes a me formar, e com certeza pretendo continuar estudando fora. No caso dos festivais, são cursos menores, de uma semana, mas penso em fazer cursos longos. Quem sabe, consigo fazer meu bacharelado no exterior", planeja.
Atualmente, Correa faz parte da Orquestra Experimental de Repertório do Estado de São Paulo, onde teve a oportunidade de se apresentar no Festival de Música em Trancoso, na Bahia, e em julho, no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Anteriormente, o músico participava da Orquestra Jovem Tom Jobim.