O movimento no centro das cidades da região era grande. Em frente às lojas, os vendedores, munidos de seus microfones, anunciavam promoções para o Dia dos Pais. Os clientes, cientes de que ainda precisavam cumprir a missão de comprar um presente, olhavam os produtos, pesquisando pelo melhor preço. Foi este cenário que o Dat encontrou na manhã de ontem nos municípios de Suzano e Mogi das Cruzes. Apesar da crise que tem assolado o País, muitas pessoas optaram por regalos mais em conta. Já os comerciantes, apostaram nas promoções.
De acordo com Josimar Lima dos Santos, de 40 anos, que gerecia a loja de calçados em Suzano, as vendas, em comparação ao ano passado, caíram 25%. Entretanto, para atrair a atenção dos compradores, o comércio baixou o preço dos produtos. "Abrimos a loja e muitas pessoas passaram por aqui e compraram presentes. Os produtos que mais têm saído são tênis, sapatos sociais e 'papetes', que colocamos em promoção. Esperamos que, até o fim do dia, o movimento cresça, com aqueles que deixaram para adquirir produtos na última conta", comenta.
A auxiliar de berçário Débora Campos, 42, ajudava o filho, o estudante Rafael Campos, 9, a escolher o presente para o pai em uma loja de departamento localizada também em Suzano. "Não chegamos a pesquisar antes de decidir o que compraríamos, porém, frequento sempre a mesma loja, porque sei que os preços são razoáveis", comenta. Para o garoto, que optou por presentear o seu "herói" com uma camiseta e um calça jeans, acredita que ele ficará satisfeito com os mimos escolhidos. "O meu pai é a minha vida e, por isso, escolhi presentes bem especiais para ele. Com certeza vai ficar feliz quando ganhá-los amanhã (hoje)".
Já em Mogi das Cruzes, a proprietária de uma loja de roupas, Roseli Cardoso Pereira, 30, acredita que as vendas aumentaram 5% em relação ao ano passado. "Mesmo com a crise, as pessoas têm comprado presentes para os seus pais e os produtos que mais têm saído são camisetas e camisas. Estamos apostando em promoções", acredita.
A mãe Silvia Cardoso, 38, e a filha Giovana, 10, compravam presentes para os seus respectivos pais. "É uma experiência bem diferente comprar presentes juntas. Ela está me ajudando na escolha do que vou dar para o meu pai, assim como estou auxiliando nas escolhas dela. Os preços estão razoáveis, porque estamos aproveitando as promoções. Espero que eles gostem do que escolhemos para celebrar esta data especial", finaliza Silvia.