A Prefeitura de Suzano vai construir três ecopontos no município. Os espaços, que serão disponibilizados à população para entrega voluntária de materiais volumosos ou inservíveis, serão implantados nas regiões norte, oeste e leste.
As Secretarias de Meio Ambiente e Serviços e Manutenção definiram as áreas na última semana. Na região norte, o ecoponto será construído na avenida Albert Fink, no Parque Maria Helena. Já na zona oeste, a benfeitoria vai funcionar na avenida Brasil, embaixo do Viaduto Ryu Mizuno. E na região leste, o espaço escolhido fica entre as ruas Biotônico e Thadeu José de Moraes, na Vila Urupês.
De acordo com a secretária de Serviços e Manutenção, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, os ecopontos serão cobertos e contarão com caçambas, para o armazenamento temporário dos resíduos. "Queremos fazer os ecopontos no mesmo modelo adotado em São Paulo. São estruturas mais simples, construídas em espaços de aproximadamente 100 metros quadrados, que ficam devidamente cercados", explicou Carminha.
Os ecopontos poderão receber restos de terra, telhas, tijolos, tubulações e entulho em geral, bem como papelão, plástico, metal, madeira, vidro, pneus, móveis, eletroeletrônicos, entre outros. A administração municipal firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a implantação desses equipamentos, que visam principalmente coibir o descarte clandestino de lixo e entulho em todo o município.