A última unidade do Poupatempo instalada na região, que é a de Itaquaquecetuba, já registrou mais de 30 mil atendimentos desde abril deste ano. Com ela, o Alto Tietê conta com três locais onde os serviços funcionam, são rápidos, custam um preço razoável e deixa o cidadão satisfeito. Mas por qual motivo os demais serviços à população são burocráticos, demorados, caros e irritantes para as pessoas?
O Poupatempo já recebeu todos os elogios desde suas primeiras atividades no Estado de São Paulo. Todos torcem para que a qualidade não caia nas unidades e que seja copiada por outros setores. Agendamento eletrônico, vários serviços num mesmo ambiente, funcionários treinados, educados e prontos para agilizar o trabalho. Nem parece que estamos no Brasil.
E eis que você entra em uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência, encontra um escrivão mal humorado, um ambiente pesado, suspeita até mesmo que aquele servidor público esteja de má vontade. O documento que você precisa fica pronto duas horas depois - isso se você tiver sorte. Em horário de flagrante, o cidadão comum passa despercebido e seu boletim vai ficar para outro dia.
Nos cartórios, a distribuição de senhas até agiliza o primeiro atendimento, mas as taxas para cada serviço são altíssimas, e dependendo do documento você precisa separar dezenas de cópias autenticadas e tudo mais. Pois é, você paga para reconhecer sua própria assinatura, paga para tirar uma xerox autenticada, paga para ter uma segunda via, e acaba deixando uns R$ 50 ou mais no local, sendo que parecia uma coisa tão simples quando o advogado falou.
Comprar carro, comprar casa, passa um bem para outro nome, resolver pendências de contas atrasadas, conseguir sacar seus benefícios nos bancos, entre tantas outras ações comuns ao homem que trabalha e quer levar uma vida dentro da lei poderiam, sim, ser mais fáceis.
Até mesmo os jornalistas sofrem com as burocracias e serviços que poderiam ser realizados de forma mais eficaz e rápida. Assessorias de Imprensa de prefeituras que demoram para responder as questões dos repórteres ou ainda as que nem mesmo respondem. Vereadores que são eleitos e não apresentam projetos, não comparecem às sessões e não defendem a população. Bons exemplos de como melhorar o serviço público existem. A tecnologia está ao nosso dispor, profissionais capacitados existem e o interesse de melhora deste trabalhos é da maioria das pessoas.