Moradores da avenida Alfredo Crestana, em Jundiapeba, reclamam que há mais de um mês, a rede de esgoto da via está entupida, o que gera muitos problemas, pois a água com dejetos volta pelos ralos das casas. Segundo eles, o Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) já foi notificado e uma equipe da autarquia foi até a avenida, porém, não solucionou o entupimento.
"Eu preciso ficar tirando a água toda vez que eu lavo roupa ou tomo banho e tenho que jogar na rua", contou a auxiliar de limpeza Edileuza Macedo Fiqueredo, de 49 anos.
A dona de casa Luiza Maria de Lima Silva, 65, disse que teme pela sua saúde, já que está sujeita a contrair doenças pelo contato com o esgoto. "A minha casa fica fedida e suja, mesmo que eu limpe várias vezes ao dia. Fico com medo de pegar alguma infecção. Minha saúde já é frágil", lamentou.
O comerciante Joaquim Soares dos Santos, 63, destacou que "está cada dia pior lidar com mau cheio da rua" e que passar o dia inteiro limpando não ajuda mais. "Na frente da minha mercearia tem uma caixa que está entupida e o odor é tão forte que está afastando os clientes", disse.
O Semae informou que o problema foi causado pelo furto de cabos da Estação Indonésia, que faz o bombeamento do esgoto da avenida Alfredo Crestana. Segundo a pasta, ainda hoje, uma equipe técnica será enviada para normalizar a situação. "Infelizmente, os casos de vandalismo praticados contra estações do Semae são frequentes e resultam em prejuízos financeiros, além de interrupções no funcionamento dos sistemas, o que afeta diretamente toda a população", frisou a autarquia.
O Semae ainda ressaltou que vem reforçando a segurança das estações de água e esgoto, assim como a Guarda Municipal tem intensificado a vigilância a estes edifícios.