Se está ficando maçante falar da crise econômica no País, o que nos resta é imaginar o que será do Brasil quando ela acabar. Afinal, há milhares de anos que o mundo passa por crises e sai delas, então, uma hora esta aqui também terá fim. E como será?
Podemos imaginar um cenário como aquele sol que aparece entre as nuvens, após uma forte tempestade, como um acontecimento divino? Ou teremos aqueles dias nublados, com a claridade aparecendo aos poucos, até ela tomar conta de vez e mostrar que tudo voltou ao normal? O que sabemos é que algumas autoridades terão de mostrar serviço, afinal, não terão mais desculpas.
Infelizmente, com o agravamento da crise atual, muitos políticos têm se escondido. Em algumas cidades, o prefeito não aparece mais como antigamente, passando dias no esquecimento. Em outras, todas as ações vêm junto com uma acusação de que não consegue fazer mais por causa da crise, ou ainda porque o governo anterior deixou um legado nada agradável para a cidade. Uma hora as desculpas não surtirão mais efeito e a população vai querer ver os resultados.
Se podemos pensar positivamente sobre a situação atual é de que, superando este período, veremos coisas melhores no futuro. Prefeituras com maior apoio dos governos, um comércio mais forte e lucrando alto, empresas voltando a contratar e canteiros de obras espalhados pelos cantos, apontando para o desenvolvimento e a evolução necessária para as cidades se tornarem mais seguras, desenvolvidas e com qualidade de vida.
A maioria dos políticos deve ficar atenta ao fato de que não dá para se esconder em momentos difíceis. Ano que vem teremos eleições para prefeitos e vereadores, e os eleitores sabem quem está fazendo um bom trabalho e quem está empurrando com a barriga.
Mesmo em momentos de dificuldade é possível criar, construir e desenvolver. Aqui pela região temos o exemplo de Itaquaquecetuba, que mesmo diante de toda a crise nacional e ainda se restabelecendo após o governo anterior, conseguiu um Poupatempo, um shopping center, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um Centro de Saúde 24 horas (CS24h).
Outros municípios da região também mostraram que com ou sem crise o desenvolvimento tem que continuar. Uns, no entanto, não apresentaram grandes novidades nos últimos três anos. Com o fim da crise no País, que imaginamos que comece a terminar no ano que vem, podemos dizer que os eleitos ou reeleitos em 2016 terão melhores chances de realizar bons trabalhos.