Os atletas mogianos da seleção brasileira paralímpica de bocha adaptada, Dirceu Pinto e Maciel Santos, conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. Os títulos aconteceram no último sábado, no segundo dia da competição.
Mesmo sendo dois dos maiores atletas da modalidade no Brasil (Dirceu é bicampeão paralímpico, em Pequim 2008 e Londres 2012, na classe BC4; e Maciel é o atual líder do ranking mundial na classe e campeão paralímpico em Londres 2012), ambos ainda não tinham o título de campeão Parapan-Americano.
Dirceu conquistou a medalha de ouro na disputa dos pares da classe BC4. O mogiano teve a parceria de Eliseu Santos. "A nossa equipe ainda precisa melhorar em alguns aspectos. Erramos bolas fáceis, mas acreditamos até o fim. Encaro esse Parapan como uma "pré-Paralimpíada". E essa medalha foi muito importante", disse Dirceu.
Maciel Santos foi ouro na disputa por equipes da classe BC1/BC2, composta por José Carlos Chagas e Lucas Ferreira Araújo.
Nem mesmo a derrota para o Canadá no último duelo da competição tirou os brasileiros do topo do pódio. O trio se sagrou campeão no saldo de pontos, após empate triplo com os argentinos e canadenses, medalhistas de prata e de bronze, respectivamente.
A delegação brasileira lidera, com folga, os primeiros dias do Parapan no quadro de medalhas. O Brasil tem 62 medalhas, com 28 ouros, 18 pratas e 16 bronzes. O México aparece em segundo, mas bem atrás, com 11 ouros, 11 pratas e 10 bronzes, totalizando 32 medalhas. Canadá, Estados Unidos e Colômbia são os próximos melhores colocados até o momento, respectivamente (J.P).