A Prefeitura de Suzano promoveu ontem o seu primeiro Feirão de Cursos, ação que foi realizada na Praça João Pessoa, no centro da cidade. Ao todo, durante às sete horas de evento (das 9 às 16 horas), foram atendidas mais de seis mil pessoas com idade superior a 12 anos e residentes no município suzanense. Entre as opções disponíveis ao público estavam atividades como libras, produção de sorvete artesanal, aplicador de insulfilm, desenho, pintura, violão, cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelhas, jardinagem, etc.
De acordo com o diretor da secretaria de Cultura de Suzano, Walter Passagli, foram destinadas mais de duas mil vagas apenas entre as atividades gratuitas. "O objetivo da feira é qualificar a nossa população. Foram muitas vagas destinadas para pessoas de faixa etária bem distinta. Tanto um jovem que quer acrescentar um curso no currículo quanto uma pessoa de mais idade que quer gerar uma renda extra", explicou.
Ainda segundo ele, mesmo as empresas particulares que foram convidadas para participarem do Feirão, colocaram os seus serviços com descontos à disposição.
"A nossa ideia foi, junto com os curso gratuitos, oferecer opções que não temos em nossas secretarias, mas de uma forma acessível", complementou.
Quem aproveitou para se aperfeiçoar e elevar seu currículo, foi a funcionária pública Karla Rodrigues, de 29 anos. A moradora de Suzano se inscreveu no curso de libras.
"Sempre quis fazer este curso e achei uma excelente chance para acrescentar mais experiência na minha vida. Nossa região é carente de oportunidades como essa, ainda mais em cursos que envolvem atividades para os adolescentes e jovens", disse.
Já a aposentada Odília Maria, 69, queria uma vaga nas aulas de cuidador de idoso, mas como todas as oportunidades já haviam sido preenchidas, acabou se inscrevendo nas atividades de padaria artesanal. "Além de sair de casa e me sentir útil, quero ver se consigo ganhar um dinheiro a mais, só a aposentaria não dá. Mesmo sem conseguir o que eu queria, gostei das opções, vou me esforçar para aprender a fazer algumas coisas gostosas", brincou. (J.P.J.)