A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu ontem a formação para os professores que lecionam na rede municipal de ensino. Participaram do encontro 300 educadores, distribuídos em dois períodos.
Com o tema "Matemática contextualizada e interdisciplinar", a formação teve como objetivo abordar temáticas cotidianas que envolvam a matemática, além de discutir os novos métodos de ensino e suas aplicações em sala de aula na contemporaneidade.
A primeira turma de educadores passou pela formação oferecida pelo governo do prefeito Acir Filló entre 8h30 e 11 horas. O restante das 13h30 às 15h30, com direito à aula explicativa e palestra com o professor-pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM), Antonio José Lopes, o Bigode, que também é autor da coleção "Matemática Hoje é Feita Assim" e de artigos sobre didática da Matemática.
A secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, explica que a matemática é uma matéria em que os alunos possuem uma certa dificuldade, porém é de suma importância na vida das pessoas. "Matemática é interdisciplinar, pois está presente em tudo. Neste ano vai acontecer a Prova Brasil, que é uma avaliação externa realizada em todo o país. A ideia é medir a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, visto a dificuldade dos estudantes, formações como esta são imprescindíveis para os professores", explica.
Acir Filló reforçou a questão da formação para os professores da rede municipal. "Muitos professores vão atrás de atualização. Por este motivo, a Educação municipal promove formações para nossos profissionais, que, posteriormente, vão passar em sala de aula para nossos alunos", conclui.