Uma das últimas etapas do processo judicial de desocupação da área conhecida como favela do Cisne, no Jardim Rodeio, está em andamento.
Neste domingo, foi publicado um edital de citação pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para informar sobre a desocupação da área que foi realizada entre os anos de 2011 e 2012. Este é apenas um tramite burocrático necessário para o andamento do processo.
O local era uma das principais áreas de risco do município. As 36 famílias que viviam na área foram atendidas com apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, "o edital se refere à uma ação antiga, do ano de 2006, que objetivava a desocupação do local, já que se trata de área particular e de preservação ambiental.
Os editais foram publicados para citar alguns réus que ainda não haviam sido localizados, porém a área permanece desocupada".
Desde a desocupação, o local passou a ser monitorado semanalmente. A Prefeitura afirmou que não há registros de novas ocupações.