A maioria dos ambulantes que ainda ocupam a praça da avenida Vereador João Batista Fitipalddi, no Parque Maria Helena, em Suzano, afirmou que em breve se instalará no Centro Popular de Compras, inaugurado no último sábado. Segundo eles, a mudança ainda não foi feita porque os boxes estão sendo terminados e porque o movimento e as vendas no novo espaço estão fracos.
"Demorou, mas saiu o shopping popular, e nós temos que ir para lá, esse é o combinado. Estou terminando meu box. Sei que a prefeitura vai permitir trabalhar aqui mais 15 dias e vou aproveitar para não ficar parado até a loja ficar pronta", destacou o ambulante Pedro Roberto, que trabalha na praça desde 2013.
Já os vendedores que estão na avenida Major Pinheiro Fróes e aqueles que trabalham com produtos piratas, como CDs, se negam a deixar as ruas e também a trabalhar no empreendimento. "Não teve acordo para fazer o pagamento do box e não podemos deixar de trabalhar. Se tiver que sair daqui, vamos mudar só de lugar, porque vamos continuar na rua", explicou um vendedor, que preferiu não se identificar.
A Prefeitura de Suzano informou que os ambulantes terão 15 dias para deixar as vias públicas. Questionada pelo Dat, a Secretaria de Assuntos Urbanos explicou que "primeiro será feita panfletagem no local para dar ciência aos ambulantes a respeito da data que eles deverão deixar as ruas. Após esse prazo, será feita fiscalização e os que não atenderem terão as mercadorias apreendidas". (C.M.)