A Prefeitura de Poá e a Secretaria de Educação levou para a "1ª Jornada do Conhecimento" o educador Rafael Silva Pereira, de Portugal, que ministrou ensinamentos sobre a neuroaprendizagem na primeira infância no dia de ontem.
Após a Conferência do Plano Municipal da Educação, a 1ª Jornada do Conhecimento de Poá, acontece na sequência dos investimentos que buscam aprimorar a capacitação dos professores e dos alunos fortalecendo e elevando os resultados alcançados pelos altos índices de classificação do município na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Mais de 1.600 profissionais da educação do município participaram da Jornada e colocaram em pauta inúmeros temas que capacitam e contribuem para a formação contínua do professor, com objetivo de elevar ainda mais a qualidade do ensino no município. Dentro deste panorama, as palestras agregaram novos conhecimentos, como esta feita por Rafael Pereira, que da Europa trouxe toda a experiência no aprendizado da educação infantil, ao que se trata em relação aos recursos educativos possíveis para estimulação de pré-competências.
Com obras didáticas lançadas e doutorado em novos contextos de intervenção psicológica em educação, saúde e qualidade de vida, com amplo conhecimento em dislexia, abordou também a importância da parte lúdica e do respeito ao ritmo da criança, e pontuou que para a dislexia é preciso fazer avaliação e que o tempo adequado para o diagnóstico é após o fim do 2º ano do ensino fundamental. "É minha primeira vez no município, e tive uma reposta muito positiva por parte dos educadores daqui, que interagiram durante a palestra", disse Rafael Pereira, que ministrou duas palestras.
Para a secretária de Educação de Poá, Sônia Regina Fernandes Afonso, realmente os temas são ricos e vem de encontro com a maneira como o trabalho é desenvolvido em sala de aula nas escolas da cidade. "A realização desta 'Jornada do Conhecimento' é voltada especialmente para a capacitação dos profissionais da rede de ensino. É preciso fazer que o que temos no campo de ideias se concretize no mundo real, com objetivo de melhorar ainda mais a educação poaense, que já é de excelência", falou.
A 1ª Jornada do Conhecimento de Poá teve início na segunda-feira e se estendeu até ontem, com 28 oficinas e 33 palestras, totalizando 61 atividades de capacitação com 40 horas de trabalho simultâneo, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.