O Centro de Estudos e Pesquisa "Dr. João Amorim" (Cejam) fez nesta segunda-feira, no gabinete, a maior doação de roupas para a Campanha do Agasalho 2015 até o momento. Foram 81.502 peças arrecadadas em uma campanha interna de um mês de duração. O Cejam realizou o trabalho em 17 unidades da cidade, entre elas postos do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade Clínica Laboratorial (Unica) de Jundiapeba, além da Central de Agendamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS). O trabalho de arrecadação das peças envolveu os funcionários e também as comunidades localizadas no entorno das unidades.
"Tenham a certeza de que estas roupas serão encaminhadas a pessoas que precisam, e essas pessoas terão um inverno mais digno e humano", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, que recebeu a doação de roupas ao lado do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, e da gerente administrativa do Cejam, Andressa Junqueira.
Cusatis explica que os funcionários de cada unidade de saúde se uniram e procuraram envolver os pacientes e moradores do entorno na campanha. Isso fez com que o número de peças arrecadadas crescesse diariamente. Ele observa que o trabalho comunitário realizado pelos profissionais foi um diferencial no resultado da campanha do Cejam. "As pessoas veem os postos de saúde e nas unidades de atendimento como locais de acolhimento, como verdadeiras extensões de suas casas", diz o secretário.
A Campanha do Agasalho continua e, hoje, o Fundo Social realizará duas carreatas. Das 9 horas ao meio-dia, voluntários e atiradores do Tiro de Guerra percorrerão as ruas do Mogilar e da Vila Industrial, e à tarde, das 14 às 17 horas, será a vez do Jardim Universo e Vila Lavínia. No mês passado, a mesma ação foi realizada com sucesso em César de Souza - quando 15 mil peças foram coletas em apenas um dia.