A Organização Não Governamental (ONG) Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae) foi responsável pela formatura de dez novas profissionais da Escola da Moda, programa lançado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, no Miguel Badra, em Suzano. A iniciativa foi possível por causa de um convênio entre a instituição e o órgão estadual.
A ONG, localizada no Miguel Badra, já é referência em projetos sociais naquela região e, na manhã de ontem, a primeira turma da escola de corte, costura e bordados recebeu o certificado. Na ocasião, a representante do Fundo Social do Estado, Mara Comodo, explicou como funciona o projeto. "Em termos financeiros, doamos os equipamentos necessários para a realização das aulas. Arrecadamos o dinheiro com leilões de inservíveis", revelou. "Por exemplo, os materiais que não tem mais utilidade e finalidade de uso vão para leilões, o que geram a renda para a manutenção do trabalho do Fundo Social. Não somos política governamental, porque não pegamos recursos públicos, não é dinheiro de impostos. Fazemos os leilões e compramos os equipamentos, no caso da Escola de moda são as máquinas de costura".
Mara comentou sobre os desafios de lançar novos projetos na região. "No final do ano passado assinamos muitos convênios. Então, neste primeiro semestre colocamos a casa em ordem, porque tinha de fazer a distribuição e a implantação dos cursos, com toda a burocracia que somos obrigados a cumprir, como prestação de contas", explicou. "Com todo esse trabalho, nos dedicamos as entregas dos materiais e as implantações dos cursos e agora, no segundo semestre, começamos a planejar e projetar o que já temos implantado".
Na próxima segunda-feira, um novo grupo de mulheres deve iniciar o curso novamente na Aamae. "Essa foi a primeira turma da Escola de Moda, mas o convênio com o Estado é de três anos e meio e a previsão é formar 14 turmas", revelou Sílvia Rangel, a fundadora da ONG. "Nesses cursos as alunas aprendem a tirar moldes, costurar, trabalhar com bordados, zíper invisível e várias outras coisas nessa área", explicou. O curso tem duração de dois meses.