Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada dos pequenos negócios. O consultor de negócios do Sebrae-SP, Márcio Barbosa, explica que o uso desta tecnologia oferece vantagens como a otimização do tempo, redução de custos e mais e produtividade, sem comprometer a eficiência do trabalho. Além disso, segundo o especialista em marketing digital, Luiz Chrispim, quando aplicada no marketing das pequenas empresas, a IA pode impulsionar os negócios e ampliar o alcance de clientes.
Para Barbosa, a produtividade é a principal vantagem da Inteligência Artificial, já que ela possibilita realizar tarefas de forma mais rápida e eficaz. Contudo, o consultor ressalta que para alcançar bons resultados, é necessário aprender comandos e perguntar com clareza. "Fomos educados para dar respostas, com as IAs, isso muda. Elas são linguagens de computador, dessa forma, é preciso descrever exatamente o que quer como entrega. Quanto maior for sua capacidade de descrever, melhor será a entrega", esclarece.
Chrispim, que é gestor de tráfego e possui mais de 12 anos de experiência na área, também destaca os benefícios nos pequenos negócios, entre eles, que a tecnologia ajuda o empresário a entender melhor o seu cliente, por meio de análises de dados e preferências. O gestor explica que assim, é possível criar anúncios personalizados, promoções direcionadas e enviar mensagens e e-mails conforme os gostos do público.
Desafios
Algumas dessas ferramentas podem parecer complicadas, segundo Chrispim, especialmente para quem não tem familiaridade com a tecnologia. Nesses casos, ele aconselha buscar conhecimento em tutoriais na internet e depois praticar, identificando tarefas repetitivas no negócio e procurando ferramentas para automatizá-las. Ele indica que, para começar, sejam utilizadas ferramentas gratuitas ou de baixo custo, como o ChatGPT, chatbots para responder clientes no WhatsApp ou plataformas que ajudam a criar conteúdos para redes sociais.
“Ferramentas de IA podem criar posts para redes sociais, escrever textos de anúncios ou até mesmo sugerir imagens e vídeos, economizando tempo e dinheiro para o empreendedor”, acrescentou o especialista em marketing digital. Porém, ele reforça que é preciso cuidado para não se tornar totalmente dependente da tecnologia, que deve servir apenas como aliada. O marketing, segundo ele, precisa do toque humano para entender as reais necessidades do cliente.
Barbosa também acredita que o principal desafio é começar a ter contato com as novas ferramentas e entender como elas podem beneficiar os negócios. Ele afirma que muitos empresários não percebem as possibilidades que as novas tecnologias trazem e têm receio de utilizar a tecnologia por medo de fraudes e golpes na internet, entre outros motivos. "A preocupação é legítima, assim como é possível utilizar as IAs com segurança", declarou.
Por outro lado, segundo o consultor, muitos empreendedores já fazem uso das IAs em seu dia a dia para automatizar tarefas repetitivas, fazer análise de dados e marketing personalizado, por exemplo. “Hoje temos à disposição ferramentas modernas que nos ajudam no dia a dia, devemos vê-las como aliadas e aproveitar todo seu potencial. Empreender é estar na frente e ser inovador. O empresário que não se atualiza, perde espaço para a concorrência”, enfatizou o consultor do Sebrae-SP.
“A tecnologia está mudando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Quem não acompanha essa evolução corre o risco de ficar para trás. Usar IA e outras tecnologias no marketing pode ajudar pequenos negócios a se destacarem em mercados cada vez mais competitivos”, complementou Chrispim.
Sebrae
O Sebrae-SP Alto Tietê, de acordo com Barbosa, oferece capacitações e consultorias para os empreendedores que querem implementar o uso das IAs em sua rotina de trabalho ou para aqueles que buscam ampliar sua aplicação. O escritório regional está localizado na avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, na Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
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