Uma apuração do Grupo MogiNews/DAT junto à Receita Federal mostrou que, com menos de um mês para o fim do prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) deste ano, pouco mais de um terço dos contribuintes da região ainda não acertou suas contas com o Fisco. Os dados são de anteontem.

Nos cálculos do Leão, 294.198 contribuintes deverão encaminhar declarações neste ano - o número se baseia na quantidade de formulários enviados no ano passado durante o período fiscal. Até o dia 5 de maio, 187.152 pessoas cumpriram suas obrigações com o governo federal.

A apuração teve como base as entrega das declarações de renda em todo o Estado de São Paulo, atualizadas diariamente. No Estado, até o dia 4 de maio, mais de 6 milhões de formulários foram encaminhados pela internet, por computadores ou pelo aplicativo para smartphones e tablets.

A cidade que proporcionalmente tem o maior número de declarações entregues é Itaquaquecetuba, com 72,23% do seu público liberado (33.092 pessoas). Em segundo lugar vem Ferraz de Vasconcelos, com 69,26% (18.758) e Biritiba Mirim vem em terceiro (2.320 formulários, ou 66,57%). Mogi das Cruzes, com 59.799 formulários, está com pouco mais de 58% de seu público quites com o Fisco.

Na comparação entre os números da Receita Federal entre o final de março e o início de maio, o número de declarações remetidas ao Leão subiu de 100,9 mil (34,33% da estimativa) para 187,1 mil (63,61% da estimativa), um aumento de 85,3% no número de declarações.

O prazo final para entrega do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado até o dia 31 de maio. Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 no ano de 2021 e quem recebeu o Auxílio Emergencial do governo federal deverá prestar contas neste ano.

Caso o contribuinte que está na faixa de rendimentos para a declaração não entregue, poderá receber multa mínima de R$165,74 e 1% por mês com base no valor a ser pago, podendo chegar a 20% do valor a pagar para a Receita Federal.

Mutirão

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) programou para o dia 21 de maio, das 8 às 17 horas, o último mutirão para auxiliar na declaração de imposto de renda. Os serviços incluem consultas ao INSS, cadastro e alterações no portal Gov.Br, regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão de boletos para quitação de pendências com a Receita Federal, declarações retificadoras dos anos anteriores, entre outras.

O serviço é gratuito e é uma iniciativa dos alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino, e dos professores da universidade.