O turismo, também muito ligado a cultura e história de Mogi das Cruzes, tem recebido atenção especial por parte do Poder Público. No momento estão sendo executadas algumas ações prévias para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da cidade, que prevê a atualização do inventário da oferta turística e pesquisa de demanda do município, a elaboração do diagnóstico do Turismo, a proposição de diretrizes e estratégias para o setor e a elaboração de programas, projetos e ações de estímulo e suporte ao desenvolvimento.

“Aos poucos o turismo vai ganhando força, mas por enquanto é mais o de fim de semana e mais com pessoas da Região Metropolitana, não exatamente de Mogi ou do Alto Tietê. O mogiano precisa redescobrir a cidade nesse sentido”, explica o historiador e diretor do Departamento de Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura de Mogi, Glauco Ricciele. 

Ele destaca o projeto criado em 2021 pela Secretaria de Cultura, o Noites de Mistério, que visa difundir a história e a cultura popular, a partir de visitas monitoradas pelas ruas da cidade no período noturno. “Temos recebido mogianos interessados em conhecer mais de perto a história da cidade. De forma gradativa turismo vai se estabelecendo e o município vai entendendo também que é possível gerar renda com isso e criar produtos, como camisetas de Mogi, da Festa do Divino, chaveiros e outros itens que as cidade turísticas comercializam, por exemplo".