Com o segundo maior polo fabril da região e um dos maiores do Estado, Mogi das Cruzes tem atualmente o setor industrial com uma das principais molas propulsoras do seu crescimento, geração de empregos e de renda. A cidade conta mais de 400 indústrias que geram pelo menos 17 mil postos de trabalho.

De acordo com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Mogi abriga a maior Zona de Uso Predominantemente Industrial da Região Metropolitana de São Paulo, localizada no distrito do Taboão, área que possui grande potencial para receber novos investimentos.

A princípio, a cidade era referência no setor cerâmica e metalúrgica, mas ao longo dos anos foi ampliando os braços para outros segmentos e tem hoje a diversificação industrial como um dos carros-chefes. Além das empresas de pequeno e médio porte, a cidade conta também com grandes multinacionais.

Bom momento 

Ainda segundo o Ciesp, o setor industrial mogiano tem avançado e alcançado bons resultados, fato comprovado pelas exportações regionais que atingiram US$ 595 milhões nos primeiros sete meses do ano, um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2022, movimento compartilhado pelo município e que deve persistir nos próximos meses.

“O setor mantém uma parceria estreita com o Poder Público para ampliar a atuação, em busca de soluções conjuntas que beneficiem a cidade”, completou a entidade, em nota.

História

Em comemoração aos 463 anos de Mogi no próximo dia 1º de setembro, a edição de hoje do Mogi News/Dat apresenta a trajetória do Grupo Shibata e da Niterra do Brasil, antiga NGK, duas empresas que cresceram junto com o município e representam a história de desenvolvimento da economia e do setor industrial local.