O Grupo Mogi News concluiu na manhã desta quarta-feira (30), no Largo do Rosário, uma ação especial em comemoração ao aniversário de 463 anos da cidade de Mogi das Cruzes, que será comemorado nesta sexta-feira (1/09). A equipe do Grupo MN conversou com os moradores que compartilham suas perspectivas sobre a cidade, e também distribuiu exemplares gratuitos do jornal impresso Mogi News/Dat, e pares de ingressos para o cinema do Centerplex em Suzano.

Embora muitos das pessoas ouvidas pela reportagem tenham afirmado que há motivos para comemorar o aniversário de Mogi, alguns afirmaram que a cidade ainda precisa avançar em muitos setores. A dona de casa Cleusa Silva, moradora da cidade há 32 anos, ressaltou a evolução no setor da saúde ao longo das últimas duas décadas. “Eu já usei o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro do Rodeio, já fui no Hospital Municipal de Braz Cubas e eu sou muito bem atendida. Os profissionais dão muita atenção para os pacientes. A saúde de Mogi está melhor que a saúde de muitos convênios particulares.”, relatou.

Por outro lado, Cleusa também afirmou que a cidade precisa de melhorias na segurança pública, infraestrutura e mobilidade, frisando o problema que enfrenta atualmente com as calçadas estreitas. De acordo com ela, essa questão afeta não apenas os pedestres, mas também os cadeirantes, que muitas vezes se veem obrigados a compartilhar a rua com os veículos devido à falta de espaço nas calçadas.  “Agora que eu ando de muleta, eu percebi que as calçadas de Mogi, tanto no centro da cidade, como nos bairros, são bem estreitas”, desabafou Cleusa. 

A aposentada Maria Madalena destacou a necessidade de mais opções de lazer para a população idosa, que  compõem uma parcela significativa da população mogiana. “Os idosos ficam na praça a maior parte do dia, deveria ter uma mesa para eles jogarem dominó, baralho, ou até mesmo para conversarem. Mogi tem muito idoso. Você pode ver as outras cidades da região, tem idoso, mas não tanto quanto Mogi”, disse Maria.

Francisco Eloi, aposentado e morador há quase 30 anos de Mogi, ressaltou a importância de uma maior presença do prefeito Caio Cunha junto à população: “Eu quase nunca vejo o atual prefeito nos bairros da cidade. Ele precisa estar mais presente e perto da população. A população está abandonada pela prefeitura. Falta muita estrutura para Mogi alavancar de uma vez, tem que investir mais nessa cidade, pois Mogi tem potencial”. 

A professora Daniele Silva acredita que o maior ponto positivo da cidade é o Parque Centenário. “Eu adoro passear aqui na cidade. O Parque Centenário, por exemplo, é muito aconchegante, tem trilhas, um lago bem bonito. Quem nunca visitou esse parque, deveria ir, pois é o ponto mais positivo que a cidade tem”, disse. De acordo com ela, a cidade é bem acolhedora e tranquila, e proporciona bons momentos de lazer para as famílias.

*Texto supervisionado pelo editor.