Ao abrigar a segunda maior comunidade nikkei do Estado, Mogi das Cruzes carrega muito da cultura japonesa em sua história e no seu dia a dia. A cidade recebeu os primeiros imigrantes há 115 anos e desde então convive com seus costumes e tradições de forma respeitosa e receptiva, se tornando uma cidade amada e procurada pela colônia nipônica, seja para viver ou prestigiar eventos que já se tornaram conhecidos nacionalmente, como o Akimatsuri, realizado no município desde 1986.

Mogi também abriga o Bunkyo, uma associação cultural fundada em 1939 pelos imigrantes japoneses para manter e divulgar a cultura japonesa na cidade. “Nós promovemos atividades e ações para manter nossas tradições e repassá-las para os mais jovens, como o aprendizado da língua e da escrita japonesa; os esportes, como o beisebol, e as festas e eventos artísticos”, detalhou o presidente da entidade, Frank Tuda.

 Segundo ele, os japoneses absorveram a cultura de Mogi tanto quando os mogianos absorveram as tradições japonesas. “Hoje a culinária japonesa é apreciada por todo mundo e se duvidar até mais consumida pelos brasileiros”, brincou Tuda, que destacou a receptividade mogiana com a comunidade Nikkei, que se sente acolhida e respeitada dentro de Mogi.

Limpeza

Para comemorar o aniversário da cidade, Bunkyo promoverá uma atividade especial no próximo dia 23 de setembro. Um grupo composto por cerca de 300 descendentes fará um mutirão de limpeza em praças públicas da região central de Mogi. O objetivo é repassar a cultura de cuidado e limpeza com as áreas públicas que os japoneses possuem e que já foi demostrada em Copas do Mundo de futebol, por exemplo, onde japoneses recolhiam o lixo deixado pela torcida nos estádios.