Nos dias 10 e 11 de junho, no Mês de Conscientização e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa – conhecido como Junho Violeta, o Governo Federal executou a Operação Virtude, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Esta é a segunda edição da ação, que resultou em um total de 24.914 vítimas atendidas e 480 suspeitos presos. Os números foram divulgados nesta semana.
Conforme balanço divulgado pelo MJSP, a Operação Virtude realizou 53.811 diligências em todo o território nacional, registrou 11.621 mil boletins de ocorrência e instaurou 17.823 procedimentos policiais, além de registrar 7.744 denúncias por meio do Disque 100 – Disque Direitos Humanos do MDHC.
Para realizar a ação, foram investidos mais de R$ 2,4 milhões, destinados a viabilizar a logística dos procedimentos envolvidos e a realizar palestras de conscientização, as quais alcançaram um público estimado em quase 1,5 milhão de pessoas.
Na avaliação da ouvidora Nacional dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luzia Cantal, a operação apontou dados alarmantes que servirão de indicadores para formulação de políticas públicas direcionadas. Por isso, segundo ela, “é indispensável a divulgação de todos os canais de denúncia da Ouvidoria Nacional do MDHC, em particular do Disque 100, como um canal seguro e totalmente gratuito”, reforçou. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias, pelo (61) 99611-0100 e também pelo e-mail ouvidoria@mdh.gov.br.