Quando se pensa em entidades sociais ou Organizações Não Governamentais (ONGs), apesar do papel altamente necessário na sociedade e de todo o trabalho desenvolvido, é comum associá-las à falta de transparência e à presença de irregularidades. O Terceiro Setor, no entanto, é sim organizado, conta com diversas métricas, boas práticas, certificações e ótimas referências em governança. Quando as entidades sociais prestam contas, demonstram os resultados de suas ações e principalmente o impacto na vida do público atendido.

A governança é um conjunto de processos, políticas e práticas que orientam a gestão e a tomada de decisões em uma organização. Para entidades sociais, isso significa criar mecanismos que garantam a integridade, a eficiência e a responsabilidade em todas as suas atividades. 

Uma boa governança ajuda a alinhar os objetivos da entidade com as expectativas de seus diversos apoiadores, o que repercute diretamente na reputação: uma ONG que adota boas práticas de governança se destaca como confiável e profissional. Isso é crucial para atrair novos apoiadores e manter relações de longo prazo, resultando na recorrência, que, por sua vez, é a responsável pelo engajamento e continuidade dos apoios.

Porém, implementar tudo isso pode ser um grande desafio. Muitas entidades enfrentam a falta de recursos, capacitação da equipe ou resistência à mudança. Essas barreiras podem ser superadas com investimentos em formação, parcerias estratégicas e ações colaborativas, sem contar o apoio de profissionais e empresas voluntárias, que ajudam na implementação e na organização da governança.

Neste primeiro artigo da Soulcial no MN, abrimos para discussão um tema pouco abordado, mas muito rico. Quando olhamos com civilidade para nossa sociedade, entendemos a importância da união entre entidades sociais, empresas, governos e toda a comunidade na construção de um mundo melhor.

 

Juliana Bertin é cofundadoda Soulcial, gerontóloga com mestrado em engenharia urbana pela UFSCar e multiplicadora do Sistema B. Está envolvida em diversos trabalhos sociais, como voluntária e idealizadora. Redes sociais: @somossoulcial @jubertin1