A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou um esquema especial para receber com segurança e tranquilidade o movimento do Dia de Finados, que será neste domingo (02/11). Além do horário ampliado nos três cemitérios municipais, haverá também interdições de trânsito nas imediações, além dos comércios específicos da data. A expectativa é receber 110 mil pessoas nos dois dias deste final de semana. 

Com relação ao funcionamento dos cemitérios, os três terão o horário estendido em uma hora, tanto na véspera quanto no próprio Dia de Finados. Assim, nestes sábado e domingo (1 e 2 de novembro), eles estarão abertos das 8h às 18h, para receber o número ampliado de visitantes. As equipes que atuam nos três equipamentos estarão à disposição ao longo de todo o final de semana, para prestar orientações e sanar eventuais dúvidas dos visitantes. 

Sobre os comércios do entorno, serão 18 permissionários, previamente selecionados mediante chamamento público, que começarão a montar suas barracas nesta sexta-feira (31/10) nas imediações do Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano e no Cemitério da Saudade, em Braz Cubas. 

Os comerciantes estarão nos referidos locais oferecendo produtos tradicionais da data, tais como flores, velas, salgados, água, sucos, refrigerantes, caldo de cana e milho verde. O comércio eventual será supervisionado pela Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, com apoio das equipes de Fiscalização e Mobilidade e Trânsito, para garantir o cumprimento das normas e o bom funcionamento das atividades. 

Para garantir a montagem das barracas e também a segurança dos visitantes para o feriado, as ruas do entorno serão interditadas entre esta sexta-feira (31/10) e o domingo (02/11), pela Secretaria Municipal de Mobilidade de Trânsito. No Cemitério São Salvador, as interdições serão feitas na rua Senador Dantas, entre as ruas Julio Prestes e Carmela Dutra e na rua Julio Prestes, entre a Otto Unger e a Senador Dantas. 

Já no Cemitério da Saudade, as interdições acontecem na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, entre a rua José de Carlo e José Pedro Naure e na rua José de Carlo, entre a Capitão Joaquim de Mello Freire e a Francisco Rodrigues Passos. Também haverá interdição entre a avenida Joaquim de Mello Freire e a rua Tadao Sakai. 

Em todos os dias, as mudanças têm início às 4h e se estendem até as 19h. Onde as intervenções ocorrem, serão implantadas placas de orientação e haverá também agentes de trânsito, para orientar o público.

Vale lembrar que, tanto no sábado como no domingo, não é permitido fazer trabalhos de manutenção em sepulturas, como construção, reforma, pintura e limpeza. Os serviços neste ano tiveram um prazo ampliado e podem ser realizados pelos respectivos proprietários até esta sexta-feira (31/10). A medida é adotada para evitar transtornos, dado o aumento de visitantes nesse período.

A orientação da Prefeitura aos visitantes é para que evitem levar aos cemitérios sacolas plásticas e também recipientes que podem acumular água. O objetivo é preservar a limpeza dos equipamentos, bem como o meio ambiente e também evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Além da limpeza por particulares, a Prefeitura também fez um amplo trabalho de revitalização nos três cemitérios, para que eles estejam limpos e bem conservados para a data. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria cuidaram da pintura das paredes externas, das guias e das principais vias internas dos três cemitérios municipais. As vias internas também receberam sinalização, para ordenar e facilitar o deslocamento dos visitantes.

No Cemitério da Saudade, a capela recebeu nova pintura. A iluminação do Cemitério São Salvador também passou por uma revisão completa, com manutenção das lâmpadas que apresentavam mau funcionamento. Foi feita ainda a implantação de lombadas em frente ao São Salvador e ao Cemitério da Saudade, em Braz Cubas, bem como podas preventivas nas árvores, mais roçada e varrição. 

Outras melhorias recentes foram a colocação de nova sirene para aviso de fechamento no Cemitério São Salvador e o acréscimo do número de agentes sepultadores no Cemitério da Saudade. 

O Cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, é hoje o maior da cidade, com mais de 15 mil sepulturas, além de 340 sepulturas de crianças e 3.529 nichos/sepulcros de permissão e de concessão. O Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, possui 9,8 mil sepulturas. Já o Cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas.

Nos dias 1 e 2 de novembro, as linhas que passam pelos cemitérios terão fixadas no para-brisa placas informativas com as respectivas descrições: via Cemitério Parque das Oliveiras, via Cemitério da Saudade e via Cemitério São Salvador. São elas:

•    Linha C-405 – “Via Cemitério Parque das Oliveiras”
•    Linhas C-402 e E-510 – “Via Cemitério São Salvador”
•    Linhas E-102, E-108, E-112, E-203, E-208, E-209, E-211, C-106, C-204, C-205, C-207 e C-210 – “Via Cemitério da Saudade”