Autoridades, parceiros e imprensa conheceram na noite desta quarta-feira (29) o projeto arquitetônico do futuro Sesc Mogi das Cruzes. Concebida a partir do concurso realizado pelo Sesc São Paulo e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IABsp, a proposta elaborada pela Victor de Almeida Presser Arquitetura e Construção Civil Ltda foi escolhida entre cerca de 70 trabalhos apresentados por arquitetas e arquitetos de todo o Brasil.

Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, o futuro Sesc Mogi das Cruzes foi pensado para ter áreas acessíveis, integradas e flexíveis, em diálogo com o entorno e aptas a abrigar ações socioculturais, educativas, experimentais e de convivência. Sua estrutura também deve estar alinhada com as demandas contemporâneas, em especial com as pautas ambientais e as relações com a comunidade, mantendo a unidade como um agente de transformação e integração de aspectos naturais e urbanos em sua arquitetura, com foco constante em acessibilidade, sustentabilidade e inovação.

A nova unidade contará com área de convivência, cafeteria, centro de educação ambiental, clínicas odontológicas, espaço de brincar, espaço de exposições, biblioteca, piscinas, quadra poliesportiva, sala de espetáculo, salas de múltiplo uso, entre outros espaços para ampliar os serviços e programas oferecidos pela instituição para a população da cidade e do Alto Tietê.

Aberto em 6 de novembro de 2021, o Sesc Mogi das Cruzes ocupa um terreno de aproximadamente 27 mil metros quadrados, na Rua Rogério Tacola, 118, onde funcionava o Clube Municipal do Socorro. Com cerca de 2 mil metros quadrados construídos, o espaço foi recuperado e reformulado para que a instituição pudesse oferecer programas e serviços à população, até a construção de suas instalações definitivas no mesmo terreno, doado ao Sesc pela prefeitura.