O prefeito em exercício Téo Cusatis anunciou, nesta quarta-feira (05/11), a nova certificação de qualidade conquistada pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. A unidade recebeu o selo “Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI”, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions, e foi selecionada para participar de um programa internacional de melhoria contínua.

O anúncio foi feito durante visita à unidade, com a presença da secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, do secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, da diretora-geral do Hospital, Amanda Corrêa da Cruz, da diretora técnica, Silvana Kesrouani, do coordenador da UTI, Gustavo Bittencourt, e do diretor assistencial, Leandro Carvalho.

“Essa conquista reflete o comprometimento e a competência das equipes do Hospital Municipal, que trabalham diariamente para garantir o melhor atendimento aos mogianos. É um reconhecimento que reforça o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade, eficiente e humana”, destacou o prefeito em exercício Téo Cusatis.

A cerimônia teve abertura com a secretária Rebeca Barufi, apresentação dos dados conduzida pelos médicos Silvana Kesrouani e Gustavo Bittencourt, e encerramento com o discurso do prefeito em exercício, seguido de entrevista coletiva à imprensa. Também estiveram presentes os vereadores Rodrigo Romão e Maurinho Despachante.

 Reconhecimento
O selo integra o Projeto UTIs Brasileiras, o maior registro epidemiológico de unidades de terapia intensiva do mundo, reunindo cerca de 800 hospitais públicos e privados de todo o país.

Para conquistar a certificação, as instituições devem comprovar gestão eficiente de indicadores de qualidade e desempenho, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre os critérios avaliados estão o tempo médio de internação, o uso racional de recursos assistenciais e as práticas de segurança do paciente.

"Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico, responsável e humano, que prioriza a segurança e o cuidado com os pacientes. A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue investindo na qualidade dos serviços hospitalares, com foco em resultados que transformem vidas”, afirmou Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

 Programa internacional

Além da certificação, o Hospital Municipal foi selecionado para o Programa de Gestão de Melhoria Contínua, realizado pela Epimed em parceria com a Fundação Internacional 101 Endowment Fund.
Durante 12 meses, o hospital atuará no fortalecimento da gestão de indicadores clínicos, com foco em: segurança do paciente; otimização de recursos; e redução de eventos adversos.

Ao final do processo, as instituições que atingirem as metas estabelecidas receberão o Certificado Internacional de Reconhecimento pela Gestão da Melhoria Contínua.

 Hospital Municipal

Inaugurado em 14 de junho de 2014, na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli, quando o atual prefeito em exercício Téo Cusatis era secretário municipal de Saúde, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é totalmente integrado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) e atende exclusivamente pelo SUS, sendo referência para o município e toda a região.

A unidade, gerenciada pela Fundação do ABC, conta com 69 leitos de internação, 10 de observação (Pronto Atendimento Infantil), 4 de emergência, e 10 de UTI adulto.

Hoje, o Pronto Atendimento Infantil faz uma média de 5.660 atendimentos mensais. Já o número de internações anual é de 519.