A Secretaria de Estado da Saúde mudou a referência do hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, para que a unidade funcionasse, desde a última segunda-feira, apenas para casos de emergência e urgência, ou seja, não é mais de 'portas abertas' como anteriormente.

O que isso trará de prático para a população que precisa de atendimento na Saúde? Por enquanto, ainda é difícil vislumbrar o que isso vai significar no dia a dia. Como os jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê noticiaram esta semana, a decisão do governo do Estado fecha as portas da unidade para atendimentos gerais em plena pandemia do coronavírus (Covid-19). O objetivo alegado é que o fechamento vai dar prioridade aos atendimentos de alta complexidade.

Desde a última segunda-feira, o hospital passou a atender de portas fechadas, recebendo apenas pacientes dos serviços de urgência, como Samu e Bombeiros, e os casos mais graves encaminhados pelos municípios. A mudança acabou demorando para ocorrer, pois estava prevista para 15 de dezembro de 2020 para a reestruturação de todo o serviço da Saúde no Alto Tietê, conforme informou o governo estadual, em resposta enviada aos jornais do Grupo Mogi News.

O atendimento referenciado é previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para um hospital de alta complexidade, altamente equipado e capacitado para atender especialidades, como oncologia, cardiologia e traumas, por exemplo. Especialistas da Saúde dizem que este é o pior momento para a mudança: reduzir atendimentos na área, ainda mais num momento em que as pessoas dependem e muito do SUS.

A medida teria como objetivo cortar despesas? Agora é ver na prática se isso afetará a população, e de que forma, ou se as unidades de Saúde terão capacidade de absorver quem procurava o Luzia. Vamos esperar o termômetro das reclamações subir obrigando a todos, inclusive as autoridades, a olharem com mais carinho para esta mudança ou não, se tudo estiver certo fica mantido como está com a nova mudança. Já dizia o ditado popular que o tempo é o senhor das razões. É esperar para ver!