As reclamações por falta de segurança pública em Mogi das Cruzes não são uma novidade. Há um bom tempo comerciantes e moradores reivindicam, tanto por parte da prefeitura da cidade quanto por parte do governo do Estado de São Paulo, uma posição sobre as bases da Polícia Militar desativadas.
Nesta semana, o empresário Pablo Monteiro, de 28 anos, esteve no Jardim Universo, ondeestá localizada uma das bases, ouviu as queixas da população e propôs uma solução juntamente com um pedido ao prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB): "Sugiro à prefeitura e, principalmente ao prefeito municipal, que transforme as bases da Polícia Militar, que estão sem atividades, em bases da Guarda Municipal".
Monteiro afirmou que percebe uma falta de investimento público na região e entende que o abandono dos prédios traz insegurança aos moradores e comerciantes, além de aumentar o número de roubos e furtos.
O empresário acredita que a transferência do espaço para a Guarda Municipal levará mais tranquilidade aos bairros da cidade, como o Jardim Universo.Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o número de roubo de veículos em Mogi cresceu 57,14%, na comparação de junho a julho deste ano, e em relação a janeiro a julho, o aumento foi de 33,34%.