Mesmo com a disparada nas queimadas no Pantanal e na Amazônia, além de recordes do desmatamento, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o Brasil está de "parabéns" na maneira como preserva o meio ambiente. "O Brasil é o País que mais preserva o meio ambiente e alguns, não entendo como, é o país que mais sofre ataques vindos de fora", disse ele durante inauguração de uma nova etapa da usina fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica, em Coremas (PB).
Em seu discurso, o presidente citou a capacidade brasileira de produzir energias renováveis e afirmou que o governo busca, junto ao Parlamento, formas de melhorar as condições de empreendedorismo. "Cada vez mais nosso governo acredita na iniciativa privada; não é fácil investir e empreender no Brasil ainda."
O presidente reforçou o compromisso até o fim do seu governo de que não haverá "taxação" da energia solar. Bolsonaro ponderou que as agências reguladoras são independentes, mas destacou que no início do ano o assunto foi debatido com Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O chefe do Executivo participou junto ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, da inauguração de nova etapa da usina paraibana, em Coremas, e da divulgação do Programa de Eficiência Energética.
O complexo de energia solar, já em funcionamento, está na terceira fase de expansão. (E.C.)