Pode ser ainda muito cedo para comemorar, mas é fato que o Alto Tietê começa a sentir uma melhora na geração de empregos. Pelo segundo mês seguido, a região experimenta uma maior quantidade de contratações do que demissões, o que pode evidenciar que os piores dias da pandemia do coronavírius, ao menos no que diz respeito a este assunto, podem estar ficarando para trás. Somente no mês passado foram criados 1.233 postos de trabalho. Um mês antes, esse número era de 116. O avanço é enorme entre os períodos analisados.
Se pegarmos os números do segundo trimestre, os dados são ainda mais animadores, uma vez que neste período, com os casos de infecção da doença aumentando, houve a restrição de abertura do comércio e serviços, o que fez muita gente ser demitida e, consequentemente, pulverizou a quantidade vagas de empregos criadas para o período. Resumindo, é um alento que as pessoas consigam um trabalho e que a quantidade de admissões seja maior do que a de demissões.
Por outro lado, é preciso analisar alguns pontos. Ainda não existe uma data fechada para a disponibilização de uma vacina contra a Covid-19, seja ela chinesa, inglesa ou russa. Sendo assim, como o isolamento social nunca ocorreu realmente, como em outros países, o distanciamento, a ausência de cumprimentos físicos, o uso da máscara e do álcool em gel devem ser orientados e ofertados pelas empresas, não somente as que estão instaladas no Alto Tietê, mas em todo o país. Essas medidas, pelo menos por enquanto, ainda são o único remédio que possui eficácia comprovada contra a propagação do vírus.
Os ambientes sociais podem ser os maiores responsáveis pela disseminação do coronavírus. É sabido que a maioria das pessoas passam mais tempo nos locais de trabalho, que não deixa de ser um ambiente social, do que em casa. Por isso, todo cuidado ainda parece ser pequeno diante de um vírus que pouco se conhece, mas isso não tira o fato das empresas da região estarem voltando a contratar. E só o fato das pessoas poderem tirar o próprio sustento, sem depender do governo, já é motivo para comemorar.