Em meio à grave crise sanitária desencadeada pela pandemia de coronavírus, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem, ficou ofuscada. No momento em que todas as atenções estão voltadas para o combate à Covid-19, incluindo a necessidade de isolamento social e proibição de eventos com aglomeração de pessoas, pouco espaço sobrou para se festejar a data. Além disso, duas notícias divulgadas ontem pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o tema não são animadoras.
Estudos divulgados pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o desmatamento na Amazônia nos últimos dez meses foi de 6.309 quilômetros quadrados, pouco abaixo da marca de 6.844 quilômetros quadrados registrados de agosto de 2018 a julho de 2019. Com mais dois meses para completar a estatística anual, a área devastada neste ano será certamente maior.
Outra matéria veiculada ontem reporta qua a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal apontou que houve um crescimento acentuado nos danos ambientais no país, ocasionados por um "resultado lógico e esperado de uma série de medidas e ações desconstrutivas e omissões metodicamente perpetradas por aqueles que deveriam tutelar o meio ambiente". De acordo com a reportagem, a Procuradoria relata "o desmatamento ilegal, as queimadas, a ocupação ilícita de terras públicas e diversos outros crimes ambientais", como os fatores responsáveis pelos danos.
Mesmo sem poder realizar o lançamento da forma inicialmente pretendida, a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou ontem o Plano Municipal da Mata Atlântica por videoconferência. Como destaque, o programa traz um estudo, feito em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com base em um mapa de calor, que aponta a ocupação das área verdes por região e a necessidade de arborização urbana para compensar as deficiênciais reveladas.
O trabalho deve ser elogiado e também serve para mostrar que, no meio de tantas noticías ruins sobre o meio ambiente, algo de positivo está sendo feito.