O Brasil ultrapassou ontem a marca das 30 mil mortes em decorrência do coronavírus com o registro recorde de 1.262 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde. O país levou 79 dias para atingir esse patamar após a primeira vítima morrer em 16 de março - a confirmação foi feita no dia seguinte. Apenas quatro países superaram a marca das 30 mil mortes: Estados Unidos, Reino Unido, Itália e agora o Brasil.
"O número de 30 mil é significativo e mostra o desastre que estamos passando no país. Esse número indica a falência que foi o processo de contenção da Covid-19 no Brasil. O pior é que temos números ascendentes. Existe uma grande quantidade de casos não testados", opinou o epidemiologista Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina da USP.
Do primeiro óbito até o marco das mil mortes, em 10 de abril, foram 25 dias. Quase um mês depois, em 9 de maio, o país passou das 10 mil vítimas, 54 dias após a primeira. Dali para as 20 mil mortes, foram apenas 12 dias e depois mais 11 dias até a marca dos 30 mil mortos. O número de óbitos por complicações da Covid-19 no Brasil dobrou em pouco mais de duas semanas.
"Alcançamos 30 mil mortes em menos de três meses. A infecção está se propagando de maneira grave. A perspectiva é de impotência. Uma vez que o vírus se propaga, é difícil contê-lo. A capacidade de resposta é ampla, mas estamos caminhando para uma saturação", disse o infectologia José David Urbaéz, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Embora a velocidade de contágio esteja acelerada, os outros países demoraram menos tempo para alcançar a marca de 30 mil óbitos. Nos Estados Unidos, ela foi atingida no 47º dia após a primeira morte; no Reino Unido, no dia 59º dia. A velocidade com que as mortes ocorrem está ligada ao número de pessoas infectadas.
Alguns Estados têm adotado planos de reabertura que, ainda que graduais, podem alterar o fluxo da epidemia e prolongar a chegada do pico.
É o caso de São Paulo. O secretário de Saúde, José Henrique Germann, informou que nas últimas 24 horas foram registrados 6.999 novos casos confirmados de coronavírus, um aumento de 6,3%. O secretário também comunicou que entre a segunda-feira e ontem, 327 novos óbitos foram registrados. Com os dados atualizados, São Paulo contabiliza 118.295 casos confirmados e 7.994 óbitos. (E.C.)