No último dia 18 celebrei 15 anos na atividade notarial e registral, exercendo a minha amada profissão Tabelião. Comecei na gélida Campos do Jordão, mudando para Itaquaquecetuba em 2011, local em que permaneço.
Dentre tantas alegrias e comemorações, aproveito o meu espaço na presente coluna para novamente festejar, ofertando aos leitores cinco importantes lições que colecionei:
1-) Não se pressione tanto: muito me agrada a ideia de sermos gentis para conosco; normalmente somos simpáticos com todo mundo, menos com nós próprios. Dê o seu melhor e aguarde com sapiência os resultados de seu plantio.
2-) Tenha foco: em tempos como os atuais, nos quais há uma verdadeira overdose de informações e possibilidades, é essencial ter objetivos bem delineados. Dessa forma, caminha-se em frente. Como diz o ditado popular, "quem muito quer, nada tem".
3-) Saiba conviver com o erro: como seres humanos, temos que aprender a conviver com o erro. Isso não é desculpa para incidir em equívocos idênticos de maneira habitual; no entanto, todo perfeccionismo pode causar incômodos, e até mesmo um estresse. Você errou, erra e continuará errando, e está tudo bem!
4-) Ajude o próximo: tudo que fazemos para o próximo, reverte em nosso proveito. Quando estendemos a mão, ajudamos a nós mesmos, criando um campo energético pacífico e próspero. Se quer uma sugestão de ajuda, indico comprar o meu livro "Contos e Causos Notariais", com 100% dos direitos autorais doados a entidades beneficentes.
5-) Viva no agora: nem passado, tampouco futuro, o que temos é o agora, e viver nele é uma dádiva. Quem vive distante, nada colhe. Seja a sua melhor versão nesse exato momento, dando ao universo o merecido retorno pelo valioso dom da vida.
Minha gratidão a todos que fizeram e fazem parte de minha jornada de 15 anos como Tabelião; sinto-me renovado e empenhado em minha missão, de ofertar ao cidadão, segurança jurídica e sensação de mansidão.