O Brasil registrou 338 mortes decorrentes do coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados ontem pelo Ministério da Saúde. Com isso, o total oficial de vítimas da Covid-19 no país chegou a 4.543. Até domingo, eram 4.205 óbitos.
O número total de casos confirmados subiu de 61.888 para 66.501, sendo 4.613 novos casos registrados de domingo para ontem. A taxa de letalidade está em 6,8%.
É importante ressaltar que esses números não incluem as subnotificações, ou seja, pessoas que morreram nos últimos dias com os mesmos sintomas causados pelo coronavírus, mas que não tiveram a causa da morte investigada ou concluída.
Uma série de falhas e divergências entre os sistemas de registro de testes do Ministério da Saúde e dos Estados impede que o país saiba o número real de exames de coronavírus que foram realizados desde o início da pandemia. A falta de controle é um dos fatores que dificultam entender o real alcance da epidemia.
Levantamento com as 27 secretarias estaduais e com o Ministério da Saúde descobriu problemas como duplicidade de registros, números não informados por incompatibilidade de sistemas e até casos em que exames para outros vírus respiratórios, como o da gripe, estão sendo contabilizados como testes de coronavírus. (E.C.)