A partir desta semana, um novo ano letivo começa para os alunos das redes municipais e estaduais, do universo público e privado. A cada recomeço, surgem as expectativas para que o período seja produtivo, e, principalmente, significativo. Este ano reserva muitas mudanças aos profissionais da Educação, do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, sendo este último ciclo o mais desafiador. Com a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o ensino passará a atuar, nacionalmente, em consonância com o norteamento que o documento propõe a cada etapa educacional. Os ciclos iniciais começaram a fase experimental no ano passado, e, agora, os finais assumem a missão.
Em consonância com a BNCC, Estado e municípios trabalham na construção de seus currículos, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, capacitando os profissionais - professores, gestores - para acompanhar as tendências educacionais, os novos perfis de estudantes e contínuos desafios que a contemporaneidade apresenta àqueles que assumiram a missão de "ensinar". Aulas mais dinâmicas, envolvendo projetos em diferentes segmentos conduzirão a jornada estudantil. Iniciativas voltadas à imersão consciente nos recursos tecnológicos; à saúde, para a conscientização sobre o cuidar do corpo e mente; à comunicação, para explorar as diferentes formas de expressão; e, inclusive, à informação, para auxiliar na leitura dos meios de forma crítica e reflexiva; ao pensamento crítico, criativo e colaborativo, para estimular o raciocínio, a participação e atenção à realidade; e, ainda, o projeto de vida, muito comentado, que tem o objetivo de inspirar os jovens na construção do futuro.
No geral, a proposta consiste em oferecer um ensino aliando teoria e prática, com foco no presente e no futuro. Premissas seguidas há anos pela educacão, mas, que agora ganharam maior divulgação. Propósitos interessantes, mas que merecem de contínuo acompanhamento, pois, assim como os conteúdos curriculares, eles não podem percorrer apenas na teoria, mas, também, e, principalmente, na prática. O documento é interessante, mas a realidade de cada escola nos dirá se ele é de fato, "nacional".