As recentes mudanças na sinalização de trânsito na rotatória Kazuo Kimura, mais conhecida pelos mogianos e população da região como rotatória do Habib's, está em fase de análise. Essa informação é importante, pois, pelo menos na teoria, mostra uma preocupação de se testar se as mudanças serão mesmo efetivas na prática.
Com os ajustes feitos no local, a intenção da Secretaria de Transportes é minimizar o congestionamento e acidentes em um dos pontos mais utilizados por veículos e pedestres em Mogi das Cruzes. Na semana passada, quando foram implantados novos semáforos, além da inclusão de mais uma faixa de rolagem para os veículos, a reportagem do Mogi News esteve no local, durante o dia, e conversou com pedestres e motoristas, quando a maioria se mostrou a favor das alterações na malha viária. Na sexta-feira passada, no começo da noite - período de maior movimentação - o trânsito estava mais pesado do que o normal e, a chuva, foi a justificativa dada pela Pasta responsável.
Buscar meios para melhorar o trânsito em pontos específicos e mais caóticos é obrigação da Secretaria de Transportes, por isso, é importante que fique atenta e verifique de perto se essas alterações trarão benefícios à população. Para isso, não basta uma semana de análise, é preciso um tempo maior e, se necessário alguma alteração posterior, que seja feita.
Bom lembrar que a atitude da Prefeitura de Mogi é paliativa, já que, com a futura implantação do projeto Mogi Ecotietê, toda aquela região passará por alterações muito mais drásticas e, ai sim, pode ser que o congestionamento seja resolvido de vez. O programa, com valor superior a R$ 365 milhões, é um conjunto de ações e investimentos para estimular o desenvolvimento e o crescimento planejado da região leste do município.
Na sessão da câmara de terça-feira, o secretário de Transportes, José Luiz Almeida, foi convidado pelos vereadores para que, juntos, pudessem debater sobre as primeiras impressões. Se daqui a algumas semanas ficar provado que as alterações estão trazendo benefícios, ótimo. Caso contrário, que mais adequações sejam feitas.