A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirmou na segunda-feira passada que 8,1 mil ligações de água em Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos serão regularizadas pela empresa até 2021. Para tanto, serão investidos mais de R$ 7,9 milhões.
De acordo com a Sabesp, a ação será feita para os moradores que possuem maior vulnerabilidade social, e deve garantir um melhor abastecimento de água e esgoto. Paralelo a isso, Itaquá ainda ganhará um coletor-tronco para evitar que o esgoto da cidade seja jogado no rio Tietê.
A notícia é boa não só pelo fato de regularizar essas ligações, mas para questões envolvendo a saúde das pessoas e economia de dinheiro. Um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), apontou que cada dólar investido em saneamento e abastecimento de água com qualidade garante um retorno seis vezes maior, considerando os gastos com saúde, aumento de produtividade no trabalho e incidência menor de mortes prematuras.
No mundo inteiro, 2,3 bilhões de pessoas não têm saneamento básico, o que agrava muito a situação de parte dessa população. A quantidade é grande, quase um terço dos habitantes do planeta vive nessas condições. O número sobe ainda mais quando o estudo garante que 4,5 bilhões de pessoas não possuem acesso a banheiros conectados a uma rede. Esse dado ultrapassa a metade da população mundial, que hoje é estimada em 7 bilhões de pessoas.
Promover o acesso digno ao esgotamento sanitário e garantir água com qualidade é parte do caminho para erradicar doenças causadas pela falta de saneamento. Uma delas, a cólera, acabou sendo uma das mais comentadas na década de 1990 em grande parte do Estado de São Paulo. Atualmente, um sistema de coleta de esgoto mais eficiente, embora ainda deficitário, fez diminuir a quantidade de casos dessa doença, diretamente ligada à falta de saneamento, como a contaminação fecal da água. Para as quatro cidades, essas 8,1 mil ligações vão, certamente, contribuir para a diminuição de doenças.