O Governo de São Paulo anunciou um novo pacote de obras na Rodovia Mogi-Dutra (SP-088). As intervenções que, segundo o governo devem ampliar a segurança e a fluidez no trânsito da região, incluem duplicações, faixas adicionais e novas vias marginais, medidas voltadas para reduzir congestionamentos e tornar o deslocamento mais seguro para motoristas e pedestres.
O pacote prevê a duplicação de oito quilômetros entre Arujá e Mogi das Cruzes, no entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra (SP-060), além da implantação de 19 quilômetros de faixas adicionais em trechos de aclive. As obras serão realizadas pela concessionária CNL. Para reforçar a segurança, serão implantados sete novos dispositivos de acesso e retorno, eliminando cruzamentos em nível.
Em Mogi, está prevista a construção de um quilômetro de vias marginais vai melhorar o trânsito local, o que deve reduzir congestionamentos e dar mais mobilidade ao tráfego urbano nos horários de pico. O pacote inclui ainda sete novas passarelas para pedestres e 14 novos pontos de ônibus ao longo do trecho urbano da rodovia.
Investimento
Nesta etapa inicial de melhorias nas rodovias do Lote Litoral, segundo o Estado, as intervenções estão focadas em obras e serviços que elevam os padrões de segurança, conforto e eficiência. Entre as melhorias realizadas estão a recuperação de 212 km de pavimento das rodovias concedidas à CNL, que inclui também a Mogi-Bertioga, e reforço da sinalização vertical e horizontal com a substituição de 4.193 placas de sinalização, instalação de 3 mil metros de cercas antiofuscantes, substituição de 3.060 metros de defensas.
Também está sendo implantada nova iluminação em diversos trechos urbanos e realizadas obras para melhorar a drenagem e contenção. A modernização inclui ainda o monitoramento por CFTV e conectividade. O setor de conservação realizou ainda a roçada de 14 milhões de metros quadrados e foi feita a revitalização de 17.180 metros de cercas.
Com um pacote de R$ 4,3 bilhões, as melhorias seguem para novas etapas, com foco nas intervenções estruturantes. Um exemplo é a duplicação de 90 km, 42% de toda a extensão da malha concessionada à CNL, que possui 212 km.
Os investimentos realizados nesses dez meses de operação, segundo o Estado, antecedem a implantação do Siga Fácil, o sistema que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos. Eles identificam veículos por placas ou tags, e com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), têm como objetivo eliminar filas, reduzir acidentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.