Os passageiros que utilizam as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas no sábado (25) e no domingo (26), devido a obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.

No sábado, os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pelas plataformas 1 e 2 da estação Estudantes, pela plataforma 3 da estação Mogi das Cruzes e pela plataforma 1 na estação Braz Cubas, entre 23h e o fim da operação comercial, para manutenção preventiva nas máquinas de chaves dos aparelhos de mudanças de via presentes no trecho.

Já no domingo (26), das 8h às 17h, os trens da Linha 7-Rubi que seguem no sentido Jundiaí não prestam serviço na estação Água Branca, devido à obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Lapa e retornar no sentido Palmeiras-Barra Funda. No mesmo dia, durante toda a operação comercial da CPTM, em ambos os sentidos, os trens utilizam somente a plataforma 1 das estações Perus e Caieiras para realização de revisão geral da rede aérea e poda de árvore.

Na Linha 10-Turquesa, das 4h às 24h de domingo, o trecho entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra estará interrompido. A estratégia está sendo adotada para montagem de novo travessão e máquinas de chave, correção geométrica de via, soldas, limpeza de faixa e descarga de materiais.

O sistema Paese estará em operação para atender os passageiros no trecho interditado. Na estação Mauá, o ponto de embarque nos coletivos que saem com destino a Rio Grande da Serra acontece na Av. Capitão João, s/n (ao lado da Estação, embaixo da passarela); em Guapituba, o ponto de parada para ambos os sentidos fica na Av. Capitão João, s/n (em frente à estação, próximo à Rua Cícero de Campos Povoa); na estação Ribeirão Pires, o embarque acontece na Av. Ernesto Menato (lado oposto ao nº 252). Já o passageiro que utiliza a estação Rio Grande da Serra, sentido a estação Mauá, deve embarcar na Av. Pastor Aquilino Sartori (ao lado da estação, oposto ao nº 92). A previsão é que o trajeto entre essas estações leve, em média, cerca de 40 minutos.

Ainda, entre 4h e 8h, os trens da Linha 10-Turquesa que seguem no sentido Palmeiras-Barra Funda não prestam serviço na estação Ipiranga, devido a obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Mooca e retornar no sentido Rio Grande da Serra. No mesmo período, os trens com sentido Palmeiras-Barra Funda utilizam apenas a plataforma 2 da estação Tamanduateí.

Das 8h às 17h, os passageiros da Linha 10-Turquesa, que seguem até Palmeiras-Barra Funda, devem ficar atentos, pois os trens terão como destino terminal a estação Luz. Para seguir viagem até a estação Palmeiras-Barra Funda, o passageiro tem como opção utilizar a Linha 11-Coral. Já das 9h às 17h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 4 na estação Mooca e plataforma 2 no Brás.

Durante toda a operação comercial de domingo (26), os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pela plataforma 3 da estação Suzano e pela plataforma 1 de Calmon Viana. Já entre 21h e 24h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 da estação Tatuapé para embarcar em ambos os sentidos. As mudanças acontecem para realização de manutenção na rede aérea e desmontagem de andaime suspenso sob o Viaduto Carlos de Campos.

Na Linha 12, das 4h às 7h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 3 na estação Engenheiro Manoel Feio e pelas plataformas 2 nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré. E, das 8h às 20h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 das estações Aracaré e Itaquaquecetuba para embarcar em ambos os sentidos. Já das 23h30 às 24h, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Aracaré, devido a obras de via permanente e retirada de piso de madeira nas plataformas da estação Aracaré.

Na linha 13-Jade, durante toda a operação comercial, os trens circulam pela plataforma 1 na estação Engenheiro Goulart, em ambos os sentidos, para manutenção na rede aérea.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.