Crianças e adolescentes do Alto Tietê vêm sendo apresentadas ao atletismo por meio do projeto Sonho Brilhante. A iniciativa, que surgiu em 2019 em Suzano, organiza provas gratuitas de corridas em diversas cidades, reunindo em média 250 participantes por etapa. Em uma das edições mais recentes, estiveram presentes jovens de 11 municípios diferentes, incluindo comunidades carentes, e mais eventos estão previstos para este ano. A próxima disputa será na quarta-feira, dia 9 de julho, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia

À frente da iniciativa estão o ex-atleta e ex-corredor da Polícia Militar Benedito Tiarga, de 75 anos — conhecido na região por organizar corridas — e sua esposa, Virginia Gonçalves, que atua como coordenadora do projeto.
Sem fins lucrativos, o trabalho é mantido graças ao engajamento de voluntários e ao apoio de parceiros. O objetivo, segundo os organizadores, é usar o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social.

Tiarga explica que o grupo promove, em várias cidades, provas que incluem corridas cronometradas de 50, 100, 200 e 400 metros. Os organizadores buscam oferecer uma boa estrutura para os participantes, proporcionando um dia ativo e divertido para todos os envolvidos.

“Não cobramos taxa de inscrição. O pagamento que queremos é o sorriso no rosto das crianças e a certeza de que estamos afastando elas de problemas das ruas”, afirma o fundador, que conduz as ações com o apoio de uma rede de voluntários, entre eles membros do motoclube Anjos Mercenários, de Suzano. “Eu sempre digo que o esporte é o remédio preventivo contra as drogas mais barato que existe”, reflete.

O trabalho também é sustentado coordenação de Virginia, que ajuda na organização das inscrições e na divisão das crianças por faixa etária. Segundo Tiarga, parceiros contribuem para cobrir os custos elevados, já que os eventos precisam de alvarás, seguros e estrutura. “Também recebemos todo o apoio das prefeituras locais, que ajudam como podem”, detalha. Nas competições, são distribuídas medalhas e lanches. "Geralmente fazemos os eventos em campos, ou na rua mesmo", explica o organizador.

O grupo já conta com uma rede de contatos, principalmente professores de educação física de diversas cidades, que conhecem o projeto e se organizam para levar os alunos para participarem. “Na nossa última etapa em Mogi, em Jundiapeba, tivemos 11 cidades diferentes representadas, inclusive ônibus vindos de pontos distantes, como a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo”, relata o responsável, que  ressalta a importância do atletismo para o desenvolvimento das crianças: “É a base de tudo. O esporte traz benefícios imensos, ajuda a afastar as crianças de caminhos ruins e promove a união e a alegria.”

Tiarga destaca que muitos atletas começaram no projeto e hoje “se encontraram no mundo do atletismo”. Alguns, inclusive, atualmente "treinam no Centro Olímpico de São Paulo". 

Trajetória

Desde os anos 2000, Tiarga organiza corridas em Suzano, já com um olhar voltado para crianças. Em 2016, após melhorias na infraestrutura da Vila Urupês — bairro onde vive — ele lançou o Torneio Infantil Monteiro Lobato. “Antes, unimos os moradores dos condomínios para pedir melhorias nas ruas do bairro. Quando elas chegaram, eu vi que tinham ruas boas para atividades, daí surgiu a ideia dessa competição, que homenageia o escritor Monteiro Lobato, que inclusive era dono de terras em Suzano”, lembra Tiarga.

O projeto ganhou impulso em 2019, com o nome Sonho Olímpico, buscando preencher a lacuna de competições infantis de atletismo na região. A pandemia, em 2020, interrompeu as etapas, mas a retomada trouxe crescimento e expansão para outras cidades do Alto Tietê e, a partir de 2021, para a Bahia, com edições realizadas nas cidades de Coroa Vermelha e Cabrália.

Em 2023, atendendo a uma solicitação do Comitê Olímpico Brasileiro, o projeto passou a se chamar Sonho Brilhante, sendo reconhecido oficialmente por uma lei municipal em Suzano. Tiarga explica que não pretende parar. “É muito gratificante e vemos resultados. A nossa ideia é seguir fazendo mais etapas e, quem sabe, ter um centro próprio para oferecer treinamentos”, pontua.

Programação

Por meio de parcerias com prefeituras e apoio da Federação Paulista de Atletismo, o evento foi além de Suzano, alcançando outras cidades e até outros Estados. Entre os próximos eventos já confirmados, na próxima quarta-feira, dia 9 de julho, o projeto estará em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e em 17 de agosto em Itaquaquecetuba. 

Em setembro, Suzano deve receber mais uma edição da Corrida Infantil Monteiro Lobato, organizada pelo projeto, e no mês seguinte, estão previstas etapas em Santa Isabel, Arujá e mais duas em Itaquá. Já em novembro, haverá provas em Suzano e no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes.

Saiba mais sobre os eventos nas redes sociais pelo Instagram @sonhobrilhante19 e no Facebook Sonhobrilhante19.

Galeria

Foto 1 - Objetivo da iniciativa é promover um dia de movimento e diversão para os mais novos - divulgação 
Foto 2 - Projeto realiza provas voltadas para crianças e adolescentes - divulgação