Após as fortes chuvas e inundação do Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, um mutirão de limpeza e revitalização foi iniciado para reabrir o espaço para toda a população. A ação acontece em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal; Serviços Urbanos; Saúde; e Mobilidade Urbana e Trânsito.
A expectativa é que o Parque seja reaberto nos próximos dias, em plenas condições de limpeza e segurança para todos os frequentadores. A força-tarefa deve se estender até o final desta semana.
Assim que o nível das águas dos lagos baixou, no início desta semana, foi possível constatar a presença de resíduos, como terra e lama, em vários pontos do equipamento. Logo, a Prefeitura Municipal se mobilizou para a realização do mutirão. Neste momento, o local reúne mais de 20 funcionários, que cuidam da limpeza dos espaços de utilização comum, como pistas de caminhada, bancos, quiosques e demais locais de convivência.
Além da remoção de resíduos, estão sendo feitos trabalhos de pintura em bancos, bebedouros, banheiros e muretas das quadras esportivas. Os pisos também recebem manutenção. Já as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal providenciam podas corretivas em todas as árvores do local, além de corte da vegetação no entorno de placas de sinalização.
Há ainda equipes do Centro de Controle de Zoonoses no local, verificando questões relativas à carrapatos, pernilongos e percevejos, tidos como pragas urbanas. Outra questão que está sendo verificada é a parte elétrica do parque como um todo, para identificação e correção de possíveis falhas, com serviços como troca de lâmpadas.
Funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito também integram o mutirão, com atenção especial à sinalização existente no parque, o que abrange tanto as faixas para a demarcação de vagas do estacionamento quanto às demais sinalizações e avisos no interior do espaço público.
O objetivo é deixar o parque totalmente renovado e apto a receber o público mogiano. Vale lembrar que o Parque Centenário é um dos atrativos turísticos de Mogi das Cruzes, portanto é o destino escolhido por milhares de pessoas, em especial aos finais de semana, para momentos de descontração, lazer e contemplação da natureza. O parque recebe manutenção contínua ao longo do ano, com um profissional que atua de forma fixa no local.
Com 215 mil metros de área, o local reúne quatro lagos e um museu que retrata a história dos imigrantes japoneses, com diversos objetos dos imigrantes doados ao museu. O ambiente e a arquitetura são inspirados na cultura japonesa, como o torii, um portão associado com templos xintoístas, parte da cultura japonesa. O parque também conta quadras esportivas, pista para caminhada, trilhas, playground, quiosques, sanitários e torneiras.