A secretária de Transporte e Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes, Cristiane Ayres, defendeu as ações do município para a redução de acidentes envolvendo ciclistas, que incluem a consolidação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, aprovado em março.

Do início de abril ao início de maio, três casos fatais de colisão entre veículos e ciclistas foram registrados em Mogi das Cruzes. No final de semana, uma página nas redes sociais apontou que uma nova colisão teria ocorrido na avenida Francisco Rodrigues Filho, na região do Botujuru.

Em entrevista exclusiva ao Grupo MogiNews/DAT, a secretária apontou que a administração municipal vem trabalhando para além do cronograma da campanha "Maio Amarelo", promovida nacionalmente pela conscientização dos motoristas. "Lamentamos todos os acidentes fatais, e trabalhamos primeiramente pela segurança. Dentre as ações, podemos elencar as palestras e oficinas promovidas neste mês com os coletivos de ciclistas pelo Polo Digital, as faixas e folhetos distribuídos pela cidade da campanha Maio Amarelo, a campanha 'Sentindo na Pele', e principalmente o trabalho pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, que terá espaço para as entidades ligadas aos ciclistas", reforçou.

Cristiane Ayres também falou sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, consolidado em 2018, que traz diretrizes para o uso da bicicleta como meio de transporte, entre eles a construção de oito novas ciclovias. Segundo a secretária, o município já deu entrada no processo de obtenção de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para a atualização do plano, com o intuito de se adequar às demandas atuais e proporcionar um plano dedicado à parte cicloviária.

A secretária reforçou que mantém um contato contínuo entre com os coletivos de ciclistas, citando a vistoria conjunta realizada na semana passada da ciclovia da avenida João XXIII. "O projeto foi construído em conjunto, e deste encontro recebemos várias recomendações de melhorias que foram encaminhadas para a Secretaria de Infraestrutura. Antes da entrega final, pretendemos realizar uma nova vistoria conjunta", afirmou.