Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou dois projetos de lei que declaram entidades de utilidade pública municipal e também homenagens a destaques no esporte. Um dos projetos, de autoria do vereador Mauro de Assis Margarido (PRD), declara de utilidade pública municipal a Associação Amigos de Marcos Antonio.
A Associação, fundada em 2011 e com personalidade jurídica desde 2012, atua na Vila Municipal, de acordo com o texto do projeto, a declaração de utilidade pública permitirá firmar parcerias com a administração municipal e demais órgãos públicos.
Destaque também para o projeto de lei, que declara de utilidade pública municipal a Liga Desportiva de Mogi das Cruzes. A propositura é de autoria do vereador Prof. Edu Ota (PODE). A entidade funciona na Vila Suíssa e foi criada em março de 2024.
Homenagens esportivas
Os vereadores ainda aprovaram a Moção nº 169/2025, de autoria do vereador Marcos Furlan (Podemos), manifestando público reconhecimento e aplausos aos atletas, treinadores e toda a equipe da Associação JATINOX & SFALL. A moção destaca a participação expressiva e os resultados obtidos pela equipe no STRONGFEST, realizado em Buenos Aires, como Michelle Nunes e Pedro Silva, que conquistaram o 2º lugar em suas respectivas categorias; Glauco Benigno alcançou um 4º lugar, e Luciano Galvão ficou em 8º lugar.
Já a Moção nº 170/2025, de autoria do vereador Prof. Edu Ota (PODE), expressa votos de aplausos e congratulações à equipe de Hóquei do Sesi Mogi das Cruzes, reconhecendo suas conquistas na categoria Sub-18 feminino do Campeonato Brasileiro de Hóquei 2025 e do Campeonato Paulista de Hockey Fives 2025. Neste último, a equipe mogiana também conquistou o primeiro lugar, com destaque individual para as atletas Lara Rodrigues, artilheira da competição, e Maria Correia, eleita jogadora destaque.
Cidadão Mogiano
A Câmara aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 36/2025, que concede o Título de Cidadão Mogiano ao Senhor Inácio Cattani, Presidente do Sicredi Progresso. A propositura, de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), e de Pedro Komura (União).