Mogi - A cidade recebeu ontem 34 novos ônibus, dentro das ações de implantação do Pronto!. Durante a cerimônia, realizada na avenida Cívica, o prefeito Caio Cunha (PODE) anunciou o início do projeto-piloto do novo sistema de transporte de Mogi para o próximo domingo.
"Estamos entregando 34 novos ônibus e lançando o sistema Pronto!, que tem novidades. Teremos dois novos modelos de ônibus, o laranja, que fará a linha expressa entre os terminais, e o azul, que fará o atendimento dos locais de saúde. E no próximo domingo, dia 3, começa o projeto-piloto em Biritiba Ussú e no Cocuera", anunciou Caio Cunha.
No projeto-piloto, as linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central. A estimativa é que estas mudanças tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido - do centro para o bairro e vice-versa.
"Todo o projeto foi feito junto com a comunidade, com discussões sobre qual é o melhor trajeto, o que as linhas estavam precisando, os melhores horários. Isso é fruto de muito trabalho e de muita inteligência aplicada no trânsito e no transporte", afirmou o prefeito, que estava acompanhado de vereadores.
A principal novidade do novo sistema Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida deve garantir viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.
Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.
Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.
Novos ônibus
Na cerimônia de ontem, foram entregues 24 ônibus da empresa Mogi Mob e 10 ônibus da empresa Princesa, que substituirão veículos mais antigos. Os ônibus já estão no novo padrão do transporte coletivo e a novidade é que também foram apresentados os veículos que farão as linhas Circular Expresso e Circular Saúde, que farão parte do novo desenho do transporte da cidade.