A organização global Aldeias Infantis SOS lançou no último sábado (13), em sua unidade em Poá, a campanha 'Brincar Transforma', que alerta para os riscos da adultização precoce e defende o direito de brincar como parte essencial do desenvolvimento infantil. Na ocasião, foram promovidas palestras e atividades para refletir e reforçar a importância do assunto. O tema, inclusive, ganhou urgência após o vídeo viral do influenciador Felca denunciando a adultização de crianças e adolescentes. Além disso, a ação também arrecada fundos para ações em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a organização, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância de assegurar que meninas e meninos vivam plenamente sua infância, por meio da brincadeira e da diversão. O direito ao brincar está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e, mais recentemente, na Lei 14.826, que reconhece a brincadeira como essencial na prevenção da violência e na promoção da parentalidade positiva.
Para a Aldeias Infantis SOS, esse direito vai muito além do lazer: é aprendizado, vínculo e proteção. Brincando, as crianças exploram o mundo, desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais e ainda constroem sua identidade.
Entretanto, a realidade atual aponta para uma infância cada vez mais abreviada. A exposição excessiva às telas, o acesso precoce às redes sociais e a pressão por comportamentos adultos colocam em risco o desenvolvimento saudável e integral de milhões de crianças no Brasil.
“A substituição da brincadeira livre e criativa pelo consumo de conteúdos digitais tem impactos sérios e de longo prazo na saúde mental e emocional. É urgente que a sociedade olhe para o brincar como um direito e uma forma de proteção da infância, e não apenas como um passatempo”, destaca Michéle Mansor, gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.
A campanha Brincar Transforma também reforça o trabalho contínuo da Organização em defesa da infância. Diariamente, a Aldeias Infantis SOS atua para fortalecer famílias, prevenindo situações de negligência, violência e exclusão social. Suas iniciativas abrangem desde programas de acolhimento até projetos que estimulam vínculos familiares e comunitários, garantindo que meninas e meninos cresçam em ambientes seguros e protetores.
Com quase 60 anos de presença no Brasil, a Organização lembra que a transformação só é possível com o engajamento coletivo. “Cada pessoa pode contribuir para que as crianças tenham uma infância digna, longe da pressão de se tornarem adultas antes do tempo. Isso significa desde estimular brincadeiras no dia a dia, junto aos filhos e às crianças e adolescentes pertencentes à sua comunidade, até apoiar iniciativas sociais que protejam e promovam esse direito para todos e todas”, reforça Michéle.
A Aldeias Infantis SOS convida, dessa forma, famílias, escolas e comunidades a se unirem ao movimento Brincar Transforma para propiciar mais momentos de lazer, criatividade e convivência na infância e na adolescência. A participação da sociedade e o apoio por meio de doações são fundamentais para que a Organização continue garantindo que milhares de meninas e meninos cresçam com dignidade, proteção e o direito pleno de brincar.
Para contribuir com a campanha, acesse: doe.aldeiasinfantis.org.br/BrincarTransforma
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninas e meninos que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 58 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer acolhimento para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br