A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou ontem que, até o fim deste mês, será aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pela instalação e manutenção dos radares de veículos da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana do município, um novo processo licitatório está em andamento entre as pastas responsáveis, e a previsão é de que o procedimento ainda seja aberto no primeiro trimestre deste ano, sendo que no final de 2021 a previsão de abertura do processo era para o início de janeiro.
Segundo a Pasta, a contratação dos serviços de tecnologia pra a mobilidade urbana contará com um novo conceito, envolvendo a fiscalização eletrônica como parte dos processos. “O fornecimento de soluções de inteligência viária e tecnológica para o transporte coletivo, e a operação de uma central informatizada de trânsito, estão dentro do escopo da nova contratação que, entre outras ações previstas, trará a modernidade, a atualização tecnológica e a agilidade necessárias para uma gestão inteligente e inclusiva da mobilidade urbana”, informou em nota.
A administração municipal também ressaltou que todo o processo de funcionamento para os equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias municipais da cidade será precedida de um processo educativo junto aos motoristas, informando por meio de placas e faixas nos locais onde serão ativados e instalados os radares.
O sistema de monitoramento por radares fotográficos, que permaneceu desativado desde agosto de 2020, foi reativado em maio do ano passado, sendo descontinuado em agosto do mesmo ano, devido ao fim do contrato com o Consórcio Caminhos Seguros Mogi, segundo a administração municipal na época. Desde então, o município informou ao Grupo MogiNews/DAT que vem buscando a criação de um novo processo licitatório.