Mogi - Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o Detran, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta sexta-feira a primeira edição da Operação Direção Segura Integrada Municipal (ODSI). A iniciativa foi realizada na avenida Lourenço de Souza Franco, próximo ao Polo Municipal de Segurança, teve como foco principal a educação para o trânsito e realizou a verificação sobre condições de veículos e condutores.

Durante o trabalho, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana entregaram materiais educativos para motoristas que passaram pelo local. Ao todo, 650 impressos foram distribuídos. Já os órgãos estaduais realizaram a fiscalização em nove veículos e não houve autuações.

A ação faz parte das iniciativas voltadas à ampliação da segurança no trânsito e para a prevenção de acidentes em Mogi das Cruzes. O planejamento é que a ação seja realizada rotineiramente, atendendo diversos pontos da cidade. Os locais das próximas edições serão definidos em conjunto entre os órgãos participantes.

"A integração do trabalho da Prefeitura com os órgãos estaduais é importante para ampliar a segurança no trânsito, tanto com a fiscalização quanto com as ações educativas, que buscam uma convivência mais harmoniosa no trânsito", explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Mogi das Cruzes vem realizando um trabalho integrado voltado à segurança viária. A iniciativa alia ações de educação para o trânsito, sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego. Os resultados se refletem em queda no número de mortos em acidentes de trânsito nas vias municipais da cidade. Em 2021, a cidade registrou o menor número de óbitos desde o início do levantamento do sistema Infosiga, do Governo do Estado. Foram 30 vítimas fatais no ano passado, número 18,9% menor que em 2020.

Neste ano, os primeiros resultados divulgados pelo sistema Infosiga confirmam a tendência de 2021. Em janeiro, foi registrado uma morte em acidente de trânsito em vias municipais, mesmo número do ano passado. Os acidentes com feridos, no entanto, apresentaram queda: foram 83, o que significa 8,8% a menos que em 2021 e 23,8% menor que em 2020.