A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de diversas Secretarias Municipais, está mobilizada desde o último domingo (21/09), para prestar atendimento emergencial a ocorrências registradas após os fortes ventos e chuvas que caíram sobre a cidade.
O Sistema de Proteção e Defesa Civil de Mogi das Cruzes informa que, entre as 14h e 15h desta segunda-feira (22/09), foram registrados 20 milímetros de chuva, volume considerado razoável em tão curto espaço de tempo. Nas últimas 24 horas, foram registrados 45,4 milímetros de chuva, sendo que, na manhã desta segunda-feira, foram registrados 12 milímetros.
Com isso, foram registrados pontos de acúmulo de água em locais da região central, Vila Oliveira, Mogilar, Cezar de Souza, entre outras regiões da cidade. Com a diminuição da chuva, a água passa a escoar pelo sistema de drenagem e não houve registro de interrupção de fluxo.
Os ventos atingiram a velocidade média de 27 km/hora. Por isso, há equipes nas ruas providenciando a limpeza pública, remoção de árvores e galhos caídos.
Além disso, as equipes de Serviços Urbanos vistoriaram as bombas de drenagem do piscinão do Parque Santana, da Passagem Subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, do Complexo Viário Tirreno Da San Biagio e do dique situado no Mogilar. Em todas, foi constatado funcionamento pleno.
Houve também atendimentos em função de queda de folhas e galhos, em diferentes regiões da cidade.As equipes se deslocaram para a Via Perimetral, para a rua Concórdia, no Botujuru (em função de queda de bambuzal), para a rua Theodomiro Ferreira Gomes, no Jardim Maricá - por conta de queda de galhos - e para a avenida Francisco Assis Monteiro de Castro, na Vila Oliveira, onde também houve também queda de galhos.
Também foi feito o corte de uma árvore na rua Felipe Camarão, no Jardim Universo e retirada de galhos de árvore localizados na avenida Almerinda Vilela Ferreira, na Vila Estação. Houve atendimento ainda na rua José Miragaia Ribeiro, na Vila Oliveira, para a retirada de galhos caídos, além de poda de árvore na avenida Celeste, no Jardim Margarida. Outros pontos atendidos na tarde desta segunda-feira foram a Vila Suíssa, o Parque das Varinhas e Taiaçupeba.
A Secretaria de Serviços Urbanos também executa, ao longo de todo o ano, o serviço de poda preventiva, que é o corte de galhos realizado de forma regular e controlada para manter a saúde e a estrutura da árvore, prevenindo acidentes, doenças e danos à infraestrutura, especialmente antes de períodos de chuvas intensas. A média é de 80 podas preventivas realizadas a cada semana. A manutenção visa remover ramos mortos ou doentes, reduzir o peso excessivo e garantir que a árvore cresça de forma saudável e segura, beneficiando o ambiente e a segurança pública.
A Defesa Civil alerta para a previsão do tempo nesta semana, que prevê novos períodos de chuva e ventania. Para acionar a Defesa Civil, o telefone é o 199. O Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo 193.