Itaquá - Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura está promovendo uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra. Exposições, palestras, feira, roda de capoeira e samba marcam a programação que vai até o fim de novembro.

O projeto Cultura Itinerante esteve ontem nos bairros Jardim Miraí e Patrícia e, na próxima quarta será a vez do Jardim Odete e da Chácara Escolástica, sempre das 10 às 16 horas.

A exposição "O legado da África em nós" também começou ontem e vai até o dia 30, das 8 às 17 horas, no saguão da Secretaria de Cultura, que fica na rua Vereador João Fernandes da Silva, 53, no bairro Vila Virgínia. Amanhã, no mesmo local, será realizada uma contação de história sobre orixás, às 14 horas, uma palestra sobre anemia falciforme, às 15, e samba de roda, às 18 horas.

O Clube do Livro vai trabalhar a obra Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, hoje, às 10 horas, de forma online (o link pode ser solicitado via WhatsApp 96818-6274), e no dia 30, no mesmo horário, na biblioteca que fica dentro da secretaria. No dia 25, às 15h30, será realizado um sarau e no dia 26, às 19 orash, dança dos orixás.

De hoje até sábado, a praça Padre João Álvares, no centro, abrigará uma feira de artesanato das 10 às 18 horas. Ainda no dia 20, Dia da Consciência Negra, a programação seguirá com a exposição Antigos Carnavais, congada, roda de capoeira, roda de samba, sarau literário e desfile a partir das 10 horas.

"O Dia da Consciência Negra simboliza luta e resistência. Precisamos acabar com o racismo e com qualquer tipo de preconceito. Vamos realizar um evento bonito, trazer conhecimento, consciência e cada vez mais cultura para Itaquá", disse o prefeito Eduardo Boigues (PP).